10 ideias de como fidelizar e engajar clientes

10 ideias de como fidelizar e engajar clientes

09 de agosto de 2022 • 23 min de leitura

Sumário

    Quer saber como fidelizar seus clientes e manter um ótimo engajamento? Então, acompanhe o post de hoje e confira quais são as ideias que podem mudar o quadro de vendas da sua empresa!
     
    Sem tempo para ler? Ouça agora!
     
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    Antes de mais nada, você já parou para analisar se o seu produto ou serviço tem atendido às necessidades do seu cliente? Se a resposta foi sim, parabéns! Agora, se surgiu uma dúvida, essa é a hora de repensar as ações oferecidas ao público.
     
    Não há nada mais frustrante do que não ter a solução para uma urgência que incomoda. É aí que mora o grande segredo em fidelizar o cliente: dedicar-se à jornada do consumidor, ou seja, o antes, durante e depois da tomada de decisão.
     
    Na verdade, esta é uma missão que pode ser mais complicada do que apenas atrair novos clientes. O fato é que se o foco estiver voltado a somente conquistar novos clientes, os que já são podem deixar de receber a atenção merecida.
     
    Aliás, em um sentido lógico, e confirmado por especialistas em marketing de relacionamento, o custo de investir em ações para atrair novos clientes é significativamente maior se comparado com o capital aplicado para processos de fidelização. Vale ressaltar que a preferência pelo produto não fideliza o consumidor à sua marca, é preciso bem mais que isso.
     
    É importante frisar também que a queda nas vendas, entre tantos fatores, pode ser justamente relacionada à falta de estratégias fundamentadas em um plano de fidelização. Do contrário, quando efetivamente há uma atenção específica à jornada completa do cliente, a empresa consegue perceber a abertura de mercado e tem a chance de aumentar a competitividade.
     
    Isto ocorre, claramente, por conta do amadurecimento do relacionamento com o cliente. Este se torna um propagador da marca.
    Sabe aquele famoso “boca a boca” ainda é muito válido. Quando isso acontece, significa que há confiança o suficiente para recomendar os seus produtos/serviços.
     
    Jornada do cliente
    A jornada do cliente é a habilidade de manter a atenção ao processo que antecede a compra, mapeando toda a experiência do cliente até chegar no pós-venda. Cada detalhe é fundamental na construção dessa rota que, com mais exatidão, apontará como é o comportamento desse consumidor, quando exatamente será preciso agregar algo novo para incrementar o que já é oferecido.
     
    Benefícios
    Dentre os benefícios já citados, é possível comprovar outras mudanças significativas ao colocar em prática estratégias para fidelização de clientes, como:
    • Probabilidade maior de acertos
    • Reconhecimento de marca
    • Geração de valor
    • Feedbacks mais positivos
    • Redução de custos
     
    Para entender melhor!
     
    Fidelizando clientes e alcançando resultados
    Este plano de fidelização entrega 10 ideias de como fidelizar e engajar clientes, além disso, mostra como capturar dados para desenvolver um plano de fidelidade para o seu público.
    Desse modo, os resultados serão diferentes, e você poderá testar as estratégias com seu departamento comercial e de pós-vendas. O essencial é buscar soluções em que o cliente perceba que é parte integrativa da marca e que, por isso, recebe o melhor atendimento e serviço.
    A seguir, confira as dicas para fidelizar e engajar seus clientes. Faça o melhor uso possível delas e adapte-as conforme a necessidade da sua organização.
     
    Conheça bem seu cliente - Ideia #1 
    Quanto maior for a familiaridade com seu público, melhores serão as chances de torná-lo fiel.
    Se você tiver uma equipe integrada, atenta às necessidades do seu público, tudo se tornará mais claro para definir os próximos objetivos, como estipular campanhas e impulsionar vendas.
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    Defina seu objetivo - Ideia #2
    Com o segmento bem definido e, de preferência, bem específico, agora é hora de definir o objetivo a ser alcançado.
    Liste realmente quais são as metas para alcançar, por exemplo:
    • Ganhar mercado;
    • Aumentar as vendas;
    • Conquistar autoridade;
    • Construir uma relação de confiança;
    • Pontuar novas ações.
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    Alinhe seu atendimento - Ideia #3
    Aqui é a porta da casa! A maneira na qual o cliente é recebido, ouvido e atendido faz toda diferença, e todos sabem bem que é assim mesmo, afinal todos são também consumidores.
    É fundamental saber identificar as necessidades e os anseios do seu público. Por isso, invista na sua equipe e alinhe as ações; ofereça treinamentos, acompanhe os resultados e analise os feedbacks dos clientes.
    É essencial que seu cliente seja prioridade e que se sinta tranquilo, seguro e confortável ao decidir por efetuar, de fato, a compra do produto ou a contração do serviço.
    Aposte em um atendimento singular, em que o protagonista realmente é o seu cliente!
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    Invista em canais de comunicação - Ideia #4
    Ter uma boa comunicação com seu cliente é essencial! Estar onde seu público também está é um dos pontos que mais faz diferença, por isso a informação precisa ser bem estruturada para que esse diálogo seja claro e por mais tempo.
    A mensagem deve estar direcionada exclusivamente aos consumidores para assim alcançar os seus objetivos. Se você já conhece seu público, sabe bem onde ele está e, com certeza, já identificou em qual canal de comunicação deve enviar a sua mensagem, você conquistará reconhecimento, facilitando o processo de fidelização de clientes.
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    Crie oportunidades para o cliente se engajar com a sua marca - Ideia #5
    Antes de pensar em ações de engajamento, é preciso ter em mente que se trata de relacionamento do cliente com a marca, seja esta, pessoal ou organizacional.
    O contato entre um e outro precisa se estabelecer de maneira espontânea e proporcionar boas experiências.
    Um dos meios de comunicação que mais torna visível essa conexão entre empresas e consumidores são as redes sociais.
    A construção desse relacionamento pode tornar a marca mais relevante e fazer os valores da empresa conhecidos por todos!
    Por isso, é interessante investir em canais que a sua audiência está, assim como produzir conteúdos atrativos e de relevância.
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    Invista em ofertas - Ideia #6
    Quando seu plano de fidelização já estiver bem estruturado, é bom começar a elencar ideias de como viabilizar promoções, ofertas, descontos, para aumentar a taxa de conversão.
    Lembrando que as promoções, por exemplo, também ampliam as chances de chamar a atenção de novos clientes.
    Uma boa proposta é elaborar um programa de fidelização com intuito de instigar o seu público a continuar consumindo seu produto/serviço. Independentemente do programa de fidelidade escolhido, agir com honestidade e clareza é fundamental.
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    Estabeleça uma conexão sólida com seu cliente - Ideia #7
    Até aqui ficou claro o quanto a comunicação é indispensável em todas as ideias citadas. Então, mantenha a conexão com seu cliente, invista em meios de comunicação que possam também facilitar esse contato, como as redes sociais, por exemplo. Porém, lembre-se que é preciso constância, suporte e atenção ao movimento que ocorre nas redes de relacionamento.
    Além de estar com a presença digital em dia, não se esqueça que serviços mais tradicionais no pós-venda são cruciais para manter a proximidade com o consumidor. Não se esqueça que temos também à disposição o bom serviço prestado pelos canais de serviço de atendimento ao cliente, o bom e velho SAC, assim como o acompanhamento da satisfação do cliente no pós-venda.
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    Encante e valorize - Ideia #8
    Não é especial quando a marca que tanto gosta se lembra de você? Ou ainda, quando aquele prestador de serviço que você já tem contrato firmado há muito tempo tem a delicadeza de lembrar de uma data especial, como aniversário e tantas outras que são marcantes?
    É, não é?! Então, é assim que seu cliente também se sentiria, lembrado e especial. Além disso, que tal oferecer um mimo, um desconto, por exemplo?!
    Simples, não é?
    É claro que requer também organização, afinal são diversos clientes, mas nada que não seja possível colocar em prática. Assim você continua encantando seu público e, como resultado, este se sentirá valorizado!
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    Não imponha a presença da sua empresa - Ideia #9
    Assim como é bom ser lembrado, insistir e tentar forçar um retorno do seu cliente é completamente desagradável. Ninguém fica à vontade sentindo-se pressionado a comprar, responder pesquisas etc.
    É preciso ter em mente que respeitar o processo de aproximação e conexão com seu público levará tempo. Então, enquanto isso, mensure as informações que os clientes têm encaminhado sobre as atividades da empresa para aprimorar cada vez mais o atendimento e melhorar a performance do que é oferecido. A partir desses dados, é possível ter ferramentas suficientes para aquecer ideias inovadoras, além da oportunidade de melhorar cada vez mais a entrega do seu produto/serviço.
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    Invista em tecnologia - Ideia #10
    Capturar dados, reunir informações, manter o banco de dados atualizado e pronto para ser trabalhado não era algo tão simples há alguns anos. Porém, atualmente, o que temos de opções em ferramentas digitais torna esse processo mais acessível e ágil.
    O mercado dispõe de softwares direcionados justamente para a gestão de relacionamento com o cliente, ele é responsável por integrar os dados da empresa e as informações do consumidor, inclusive sobre suas preferências.
    Um exemplo é o CRM, Customer Relationship Management, uma estratégia de negócios voltada para a gestão de clientes que aproxima o consumidor da marca ou empresa.
    Com os dados levantados e o sistema alimentado, você consegue ter acesso a um conjunto de informações que interligam seu cliente e sua marca, por exemplo:
    • Histórico de contatos e relacionamentos estabelecidos com a empresa;
    • Informações personalizadas sobre seus clientes;
    • Análise de ações que podem promover e antecipar melhorias;
    • Resultados que mensuraram o melhor período para vendas, apontam os pagamentos e a constância dos clientes.
     
     
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    Conclusão
    Agora é hora de planejar, mapear e colocar em prática!
    Com as ideias que foram apresentadas, agora é testar para ver o que mais funciona com seu público. Você conseguirá ter mais resultados e firmar um relacionamento de confiança e fidelização.
     
     
     
    Texto: Vanessa Mandarano
    Revisão: Beatriz Baptista
    Arte: Lucas Loreto
    Áudio: Rosangela Diniz
     
     
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