Sumário
Quer saber como fidelizar seus clientes e manter um ótimo engajamento? Então, acompanhe o post de hoje e confira quais são as ideias que podem mudar o quadro de vendas da sua empresa!
Sem tempo para ler? Ouça agora!
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Antes de mais nada, você já parou para analisar se o seu produto ou serviço tem atendido às necessidades do seu cliente? Se a resposta foi sim, parabéns! Agora, se surgiu uma dúvida, essa é a hora de repensar as ações oferecidas ao público.
Não há nada mais frustrante do que não ter a solução para uma urgência que incomoda. É aí que mora o grande segredo em fidelizar o cliente: dedicar-se à jornada do consumidor, ou seja, o antes, durante e depois da tomada de decisão.
Na verdade, esta é uma missão que pode ser mais complicada do que apenas atrair novos clientes. O fato é que se o foco estiver voltado a somente conquistar novos clientes, os que já são podem deixar de receber a atenção merecida.
Aliás, em um sentido lógico, e confirmado por especialistas em marketing de relacionamento, o custo de investir em ações para atrair novos clientes é significativamente maior se comparado com o capital aplicado para processos de fidelização. Vale ressaltar que a preferência pelo produto não fideliza o consumidor à sua marca, é preciso bem mais que isso.
É importante frisar também que a queda nas vendas, entre tantos fatores, pode ser justamente relacionada à falta de estratégias fundamentadas em um plano de fidelização. Do contrário, quando efetivamente há uma atenção específica à jornada completa do cliente, a empresa consegue perceber a abertura de mercado e tem a chance de aumentar a competitividade.
Isto ocorre, claramente, por conta do amadurecimento do relacionamento com o cliente. Este se torna um propagador da marca.
Sabe aquele famoso “boca a boca” ainda é muito válido. Quando isso acontece, significa que há confiança o suficiente para recomendar os seus produtos/serviços.
Jornada do cliente
A jornada do cliente é a habilidade de manter a atenção ao processo que antecede a compra, mapeando toda a experiência do cliente até chegar no pós-venda. Cada detalhe é fundamental na construção dessa rota que, com mais exatidão, apontará como é o comportamento desse consumidor, quando exatamente será preciso agregar algo novo para incrementar o que já é oferecido.
Benefícios
Dentre os benefícios já citados, é possível comprovar outras mudanças significativas ao colocar em prática estratégias para fidelização de clientes, como:

- Probabilidade maior de acertos
- Reconhecimento de marca
- Geração de valor
- Feedbacks mais positivos
- Redução de custos
- Ganhar mercado;
- Aumentar as vendas;
- Conquistar autoridade;
- Construir uma relação de confiança;
- Pontuar novas ações.
- Histórico de contatos e relacionamentos estabelecidos com a empresa;
- Informações personalizadas sobre seus clientes;
- Análise de ações que podem promover e antecipar melhorias;
- Resultados que mensuraram o melhor período para vendas, apontam os pagamentos e a constância dos clientes.
