Sumário
Realizar o controle de ponto realmente é uma das tarefas mais trabalhosas, mas também uma das mais importantes do departamento pessoal. Entre as utilidades do controle de ponto, uma das principais é evitar prejuízos financeiros para a empresa e também evitar problemas com a Justiça do Trabalho.
Para tanto, essa prática consiste em documentar os horários de entrada e saída de funcionários para evitar tais problemas. Além disso, a partir do controle de ponto, é possível avaliar, com precisão, faltas, atrasos, férias e horas extras de funcionários.
Por muito tempo, o controle de ponto foi feito de maneira manual. No entanto, atualmente, com auxílio da tecnologia, é possível automatizar o controle de ponto, assim como existem algumas dicas essenciais que podem ajudar a fazer este controle.
Para entender mais a fundo como fazer o controle de pontos de forma eficaz na sua empresa, basta acompanhar este artigo até o final. Vamos lá? Tenha uma boa leitura.
O que é controle de ponto?
O controle de ponto nada mais é do que o registro da jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Desta forma, fazer o controle de ponto significa registrar todos os horários que compõem um dia de trabalho do colaborador de uma empresa. Normalmente, isso inclui a entrada, a pausa, que pode ser de almoço, café ou jantar, a volta da pausa e a saída.
Qual a importância do controle de ponto?
Imagine se as empresas não tivessem o controle sobre os horários de seus funcionários? Sem saber que horas eles entram e que horas eles saem? Convenhamos que seria um verdadeiro caos, não é mesmo? Principalmente nos dias atuais.
Não ter o controle de ponto significa simplesmente não conseguir acompanhar a jornada dos colaboradores e ficar sem as informações necessárias para fechar a folha de ponto e conseguir realizar os pagamentos de forma correta, entre outras questões que estão envolvidas.
Por isso, ter um controle de ponto eficiente significa garantir o funcionamento saudável da empresa, além de ser uma forma eficiente de organização. Mas não é só isso. O controle de ponto serve ainda para:
- Evitar processos trabalhistas: Principalmente no que diz respeito às horas extras. Dessa forma, com o controle de ponto você consegue ter total controle das horas extras que os funcionários realizam, eliminando a possibilidade de receber processos trabalhistas por isso e fazendo com que o funcionário e a empresa cumpram a lei;
- Reduzir custos e erros operacionais: Ter um controle de ponto eficiente reduz significativamente os erros na folha de pagamento. Isso porque os registros impedem que pagamentos indevidos aconteçam. Além disso, com esse registro, a empresa fica respaldada caso venha sofrer alguma ação trabalhista no futuro;
- Gestão de ponto eficiente: A partir de um controle de ponto eficaz, a empresa pode, consequentemente, realizar uma gestão de ponto mais eficiente, analisando déficits como faltas, atrasos, e até mesmo horas extras. A partir disso, a empresa consegue tomar decisões e promover ações que possam melhorar seu desempenho.
- Identificar e analisar o volume de horas extras e verificar se elas realmente são necessárias para a produtividade do negócio;
- Identificar e analisar as causas de atrasos, faltas e verificar de que modo elas impactam na produtividade da empresa;
- Antecipar possíveis problemas com a lei motivados por possíveis falhas no controle de ponto.