Sumário
Produtividade, agilidade e eficiência. Estes três vocábulos, têm aparecido de maneira constante, inclusive quando o assunto está ligado a estratégias e a gestão de negócios, pessoas e serviços. Os processos dentro de uma empresa, ajustam um ritmo alinhado para a conclusão das atividades desenvolvidas. O BPO financeiro, tem sido a cereja do bolo, do setor contábil. Acompanhe!
O mercado de maneira geral, está em constante transformação e a tecnologia tem grande participação neste desenvolvimento. Por meio da tecnologia, todas as áreas de negócios ganham mais agilidade e melhores resultados. Assim tem sido ramo Contábil, cada vez mais inserido no mundo digital, o profissional desta área, têm buscado soluções e reinventando a maneira de aplicar a Contabilidade, transformando-a em uma “Contabilidade Construtiva”, oferecendo gestões mais assertivas, proporcionando um repertório amplo ao seu cliente.
Em alta, o Business Process Outsourcing ou BPO tem sido um dos modelos de gestão, energético e de ótima opção para defrontar diferentes contextos, quando se fala de gestão de processos no mundo dos negócios. Afinal, você assim como eu, ao iniciar a pesquisa sobre o assunto, deve estar se perguntando ou até ter algumas dúvidas sobre “o que é BPO financeiro e quais são as melhores práticas adotadas através da Terceirização de Processos de Negócios?”
Então, vamos ao conceito:
Business — Negócio
Outsourcing — Contratação Externa
O que é BPO Financeiro?
O termo em inglês “Business Process Outsourcing” que deu origem a sigla BPO, em sua tradução literal, quer dizer “Terceirização de Processos de Negócios”. Portanto, está relacionado a contratação de uma empresa externa ou profissional, para realizar outras atividades em áreas específicas da contratante e que necessitam de uma atenção maior. A terceirização viabiliza os demais processos, até então, anteriormente administrados internamente.
Na esfera contábil, o BPO financeiro, a integração deste gerenciamento, oportuniza agregar o universo contábil ao fiscal, e como resultado positivo, minimiza possíveis pendências. Aliás, o BPO, não traz só benefícios ao cliente, e sim para o próprio negócio. A proposta é descentralizar os serviços, adotando estratégias administrativas.
Ou seja, se transfere os processos ou ao menos parte destas atividades financeiras da empresa, a um especialista, no caso o Contador (a), e/ou, Consultor (a) Contábil. Em contrapartida, o gestor pode se direcionar a outras atividades também de importância para a expansão de mercado. O método atende muito bem as necessidades das Micro e Pequenas Empresas, assessorando, também, na tomada de decisões.
Contabilidade e BPO Financeiro
Confira 8 razões favoráveis que o especialista pode oferecer para o seu cliente:
- Otimização de todos os processos financeiros
- Melhoria no desempenho de negócios
- Aumento de produtividade
- Evolução de mercado
- Acesso rápido às informações financeiras
- Redução de gastos
- Transparência de dados
- Prognose
- Contas a pagar
- Contas a receber
- Conciliações bancárias
- Gestão de Documentos
- Emissão de Notas
- Provisão de pagamentos
- Gerar Boletos
- Emissão de Relatórios
- Administrar documentos em nuvem
- Controle de Estoque
- Análise de Resultados
- Fluxo de Caixa.
- Especializar-se na área para oferecer melhor estrutura para o seu cliente;
- Defina um mapeamento claro dos serviços que você pode assumir como terceirizado;
- Saiba precificar seu trabalho, fique atento (a) as propostas que já existem no mercado e traga para sua realidade de mercado;
- Busque ferramentas que otimizem as suas estratégias;
- Tenha seu diferencial no atendimento e na captação de clientes.
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