Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?

30 de abril de 2019 • 7 min de leitura

Sumário

    Saiba, também, a diferença entre lucro bruto e lucro líquido.
    Lucro pode ser considerado todo rendimento positivo de um investimento realizado por uma pessoa ou empresa. A partir disso, a margem de lucro aponta, em valores percentuais, quanto a empresa tem de retorno naquilo que desenvolve.
    Mas você sabe como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço? Confira a seguir como defini-la, por que calculá-la e qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido.
    Como definir a margem de lucro
    Com a margem de lucro, é possível chegar ao percentual que se espera obter depois de vender certo produto ou serviço. O cálculo da margem é realizado a partir do desenvolvimento da seguinte fórmula:
    Lucro / Receita Total = Resultado x 100 = Margem de lucro
    Ou seja, para conhecê-la, basta dividir o lucro pela receita total e, na sequência, pegar o resultado dessa operação e multiplicá-lo por 100. Pronto! Eis a margem de lucro.
    Assim, se uma empresa faturou R$ 30 mil em um mês e os custos foram de R$ 14 mil nesse período, a margem de lucro é de 53%. Acompanhe passo a passo!
    Receita total: R$ 30.000
    Custos: R$ 14.000
    Lucro: R$ 30.000 – R$ 14.000 = R$ 16.000
    Margem de lucro: R$ 16.000 / R$ 30.000 = 0,53 x 100 = 53%
    Por que calcular a margem de lucro?
    Com uma margem líquida em mãos, é possível saber quanto de fato resta do preço praticado no mercado. Ter conhecimento de que, a cada R$ 100 de receita, R$ 75 são direcionados aos custos e restam R$ 25 pode auxiliá-lo a verificar as condições financeiras do empreendimento.
    Vale lembrar que custos como impostos e tempo de produção podem vir a ter uma importância tão interessante como os custos gerais. Logo, se ignorados, pode haver alteração da noção de lucro.
    Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido?
    O lucro bruto corresponde ao valor obtido depois do pagamento de todos os custos decorrentes da produção, tanto os diretos quanto os indiretos. Para descobri-lo, é só subtrair da receita total o custo de mercadoria.
    Assim, por exemplo, se uma empresa do ramo farmacêutico vender R$ 30 mil ao longo do ano, e, durante o mesmo intervalo de tempo, desembolsar R$ 20 mil na aquisição das mercadorias vendidas, o lucro bruto será de R$ 30 mil menos R$ 20 mil, o que resulta em R$ 10 mil.
    Já do ponto de vista do lucro líquido, considerando o mesmo exemplo, se houver ainda um gasto de R$ 3.500 com impostos e despesas gerais, o lucro, no caso líquido, é de R$ 6.500. Para achar o percentual, basta pegar o lucro líquido, dividi-lo pela receita e multiplicar o resultado por 100 (6500/30000= 0,216 x 100 = 21,6%).
    Logo, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é encontrado a partir do lucro do bruto, abatida a tributação e as despesas fixas e variáveis.

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