Sumário
Prospectar novos clientes não é uma tarefa fácil, mas existem várias metodologias de venda que podem ser aplicadas para captá-los.
Sem tempo para ler? Ouça Agora!
[embed]http://cloudfile.netspeed.com.br/Marketing/audio_texto_contador_vendaservicos.mp3[/embed]
No entanto, uma coisa é certa: é preciso elaborar estratégias dinâmicas, definir qual caminho seguir e qual processo de captação de novos clientes será utilizado.
Neste conteúdo, vamos apresentar algumas dicas que, ao serem aplicadas, poderão fazer o seu negócio contábil crescer, levando-o a prospectar, cada vez mais, novos clientes.
Vale mencionar que, diante do cenário atual no qual o país se encontra, devido aos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, investir em processos de captação de novos clientes lhe ajudará a vencer a crise econômica.
Vamos definir o que é prospectar clientes
Prospectar novos clientes é iniciar um relacionamento de venda com esses clientes. Esse processo pode ser uma forma de prospecção ativa ou prospecção passiva, sendo que na ativa você vai à procura do cliente e na passiva o cliente vem até você. Lembrando que não existe uma forma de prospecção mais adequada e que o ideal é que a empresa atue das duas formas.
Vale citar que cada cliente tem um perfil e apresenta necessidades diferentes, e isso exige que sejam adotadas estratégias diferentes para o maior alcance de potenciais clientes.
Para falar sobre prospecção de novos clientes, gostaria de mencionar a técnica SPIN Selling:
Ainda que tenha sido criada há mais de 30 anos, a SPIN Selling continua sendo uma estratégia que é uma grande aliada dos vendedores. Essa metodologia foi criada por Neil Rackham, citada em sua obra “Alcançando a Excelência em Vendas: SPIN Selling” e seus princípios são adotados por empresas de vários países.
Veja como aplicá-la em suas vendas:
Basicamente, SPIN Selling é a técnica de realizar as perguntas certas e deixar o potencial cliente falar. Portanto, é o momento em que o vendedor vai realizar as perguntas direcionadas corretamente e vai parar para ouvir o comprador (cale-se e ouça). Essa metodologia define as melhores perguntas que o vendedor pode realizar durante uma negociação de vendas, com o objetivo principal de descrever um cenário junto ao cliente, a partir de suas circunstâncias, dores e necessidades, levando o potencial cliente a concluir, por conta própria, que a sua solução é a melhor escolha para ele.
Perguntas com propósito, obedecendo uma ordem estratégica:
S para perguntas de Situação;
P para perguntas de Problemas;
I para perguntas de Implicação;
N para perguntas de Necessidade de Solução.
Observe o que essas 4 categorias de perguntas representam:
Situação: Colete informações sobre seu potencial cliente;
Problema: Ajude a identificar suas principais dores;
Implicação: Apresente as consequências de não resolver esse problema;
Necessidade: Mostre o cenário ideal para o uso da sua solução, mas, de modo que ele conclua sozinho o que é melhor.
A SPIN Selling busca esclarecer as necessidades do potencial cliente, além de desenvolver uma abordagem entre cliente e vendedor e agregar valor à solução oferecida.
3 dicas para vender e prospectar novos clientes:
- Defina a Persona
- Construa autoridade
- Treine sua equipe de venda