Sumário
Sem tempo para ler? Ouça Agora!
O departamento pessoal e o RH possuem papéis distintos em uma organização, embora muitas vezes sejam confundidos ou, até mesmo desempenhados, pelos mesmos profissionais, principalmente, quando se trata de empresas pequenas.
Neste artigo, vamos mencionar a diferenciação entre os departamentos, ressaltando a importância de, ainda que distintos, estarem integrados, mantendo os canais de comunicação sempre próximos. Mencionaremos também como ambos são partes fundamentais na estruturação e no crescimento da empresa.
Há muitos e muitos anos os setores de RH e DP foram instituídos nas organizações. No Brasil, há registro do estabelecimento dos setores nas empresas desde a Revolução Industrial, quando demandas como contratação e condições minimamente dignas de trabalho surgiram conjuntamente. Ao longo dos anos, a identificação de demandas diferentes, trouxe luz à necessidade de separar os departamentos.
Diferenciação dos setores
Enquanto o RH está voltado para a gestão estratégica de pessoas, atuando em processos, como recrutamento e seleção, desenvolvimento de talentos, treinamento, clima organizacional e políticas de engajamento, o DP tem uma atuação mais operacional e burocrática, cuidando de rotinas trabalhistas, como folha de pagamento, encargos sociais, admissões, demissões e cumprimento das obrigações legais.
Em resumo: o RH identifica o capital humano como diferencial competitivo, o DP assegura que a empresa esteja em conformidade com a legislação trabalhista.
O que diferencia os departamentos são os processos executados e a finalidade deles, ainda que ambos tenham seu trabalho destinado ao cuidado e à manutenção da relação entre empresa e empregado. Quando caminham de forma alinhada, o RH consegue implementar suas estratégias com base em dados consistentes fornecidos pelo DP, que se beneficia do suporte do RH para lidar com os impactos humanos das decisões legais e administrativas. Essa integração evita retrabalhos, falhas de comunicação e garante que as ações estratégicas estejam sustentadas por práticas regulares e seguras no campo jurídico e administrativo.
A importância dos setores na empresa
Algumas empresas alteraram a sigla RH, de recursos humanos, para DHO, de Desenvolvimento Humano e Organizacional, justamente, porque o trabalho do departamento vai além de gerenciar o recurso humano da empresa, ele contribui diretamente para motivação, engajamento e retenção de talentos. Um RH estratégico promove ambientes saudáveis, investe em desenvolvimento contínuo e fortalece a cultura organizacional, a consequência disso é o aumento na produtividade.
O DP, por sua vez, garante o cumprimento das obrigações trabalhistas, previne riscos e penalidades para a empresa e assegura a regularidade nas relações de trabalho. As consequências disso são geração de confiança do empregado com a empresa, credibilidade da empresa no mercado e, consequentemente, diminuição dos passivos trabalhistas, ou até mesmo a extinção deles que podem causar a falência da organização.
Mesmo tendo obrigações distintas, os dois departamentos precisam agir de forma conjunta, pois ambos são indispensáveis para o equilíbrio, a sustentabilidade e o crescimento das empresas.
por: Camila Pilhalarmi
Revisão: Beatriz Baptista
Imagem: Freepik