Sumário
Como você avalia a sua comunicação interpessoal? Comunicar-se de maneira efetiva é fundamental para os relacionamentos, afinal, precisamos lidar com diversas situações profissionais, ou não. Por esse motivo, expressar o que queremos transmitir de maneira compreensível garante entrosamento e conexões mais seguras. Confira o post de hoje!
Sem tempo para ler? Ouça agora!
[embed]http://cloudfile.netspeed.com.br/Marketing/audio_texto_Comunicacao_INTER.mp3[/embed]
Ter uma boa comunicação é acertar no alvo!
Não é à toa que no ranking de habilidades e competências dos profissionais que são mais procurados no mercado de trabalho o poder da boa comunicação está no topo da lista.
A habilidade de comunicar-se vai além de falar bem em público, pode-se dizer que tem mais a ver com relacionamento interpessoal, por isso, algumas práticas são fundamentais, como: escuta ativa, empatia, linguagem verbal e não verbal.
Neste artigo, você vai ler sobre a importância da comunicação interpessoal e quais as razões pelas quais é primordial se comunicar bem.
...
Analisando o meio corporativo, é possível enxergar que o encontro de gerações, os chamados Boomers, Geração X, Millennials ou Geração Z, certamente, tem uma influência significativa na comunicação interpessoal.
Cada geração possui suas próprias características linguísticas, estilos de comunicação e preferências de mídia, o que pode levar a desafios e diferenças na forma como as pessoas se comunicam.
Transforme a sua comunicação
Quando alguém se expressa com clareza, a comunicação é uma forte ferramenta para evitar problemas, por consequência, as relações são mais saudáveis. Esse zelo na hora da comunicação, quando aplicado no ambiente de trabalho, permite oportunidades de sucesso. Portanto, e até aqui, está explicado por que o mercado tem buscado profissionais com essa habilidade.
É fácil identificar os motivos, afinal, uma comunicação clara previne situações desgastantes e problemas maiores, seja no convívio familiar, seja no social, seja na equipe de trabalho.
...
A má comunicação pode trazer uma série de problemas no meio corporativo e social. Alguns exemplos são:

- Falhas na produção: erros de comunicação podem gerar mal-entendidos entre indivíduos e equipes, o que pode resultar em problemas na produtividade e perda financeira.
- Conflitos interpessoais: falta de clareza e objetividade, por exemplo, podem causar conflitos entre colegas ou departamentos. Descontentamento e ressentimento afetam negativamente a cultura corporativa e o desempenho em comum.
- Dificuldades no trabalho em equipe: excesso de ruído na comunicação pode ser visto como uma barreira para o compartilhamento de informações e ideias e para a colaboração eficiente entre os colegas.
