Sumário
Equilíbrio: ponto de partida para uma vida mais produtiva e saudável diante da correria e da avalanche de informações, compromissos e metas a cumprir. Como administrar o tempo de tal maneira que o pessoal e o profissional estejam em harmonia? Veja nosso post de hoje!
Sem tempo para ler? Ouça Agora!
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Dentro de um cenário em que tudo precisa ser alinhado e solucionado com agilidade, a preocupação com o gerenciamento do tempo se faz presente.
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Nossa rotina é impactada por diversos acontecimentos, que se misturam entre os compromissos profissionais e pessoais. As responsabilidades são muitas, e, entre uma tarefa e outra, é fundamental encontrarmos um ponto de equilíbrio para manter a produtividade e a saúde mental e emocional.
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Você já deve ter analisado a evolução que nos cerca. Quanto maior o desenvolvimento, mais nos é cobrado. Isso quer dizer que precisamos, a todo instante, manter a cadência para não nos perdermos na imensidão de informações e afazeres.
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Além desta análise, pode-se supor que, em algum momento da sua vida, a palavra “planejamento” adentrou pela porta principal de sua rotina. É possível que você tenha tentado gerenciar suas atividades com algum método específico, porém, sentiu que ainda não alcançou o resultado que gostaria.
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Sem contar que, ao iniciarmos um novo ano, é comum sentirmos vontade de alterar o percurso, ou seja, fazer diferente para obter resultados diferentes. A pergunta é: “Como começar um planejamento equilibrado? ”
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Por que gerenciar o seu tempo é importante?
Você já ouviu dizer que, quanto maior for o desenvolvimento, menos tempo teremos?
É claro que a tecnologia e as ferramentas que hoje temos para desenvolver nosso trabalho nos ajudam a alcançar mais resultados e contribuem muito para nossa ascensão profissional em diversos sentidos.
Contudo, parece que temos tido pouco tempo para exercer nosso papel social e equilibrar a nossa vida pessoal com a profissional.
E, como dizem por aí:
“Ao fazer tudo ao mesmo tempo, não se faz nada”. Pelo menos, quase nada.
Não é o tempo que nos falta, e sim como o usamos. Isso quer dizer que, mesmo que tenhamos mais de 24 horas, se não soubermos utilizá-las, de nada vai adiantar.
Mas, vamos, agora, ir a fundo e refletir!
Você faz bom uso do seu tempo?
Antes de responder que sim, é importante frisar que utilizar bem o nosso tempo não quer dizer “dar conta de realizar todas as tarefas”; mas está ligado a viver com qualidade, absorvendo o melhor e tendo a oportunidade de viver o presente, sem prejudicar nenhum detalhe da sua rotina.
Proatividade
O significado da palavra nos informa que ser proativo é ter a característica de quem busca identificar ou resolver os problemas por antecipação, com antecedência, presteza e diligência.
Entretanto, proatividade, na prática, vai além do significado da palavra, já que essa habilidade, quando bem embasada, nos auxilia a definir estratégias que nos permitem ter domínio das nossas ações.
Isso quer dizer que não basta tomar a iniciativa, pois, para obter resultados efetivos, é preciso saber direcionar as ações com clareza. Ou seja, é preciso escolher e determinar o que é necessário fazer, sem responsabilizar o outro pelas escolhas que serão tomadas.
Aliás, é bem comum nos sentirmos culpados quando tomamos uma decisão que não nos traz o resultado esperado. Para ser proativo, verdadeiramente, é preciso libertar-se desses pensamentos e seguir na busca de novos resultados.
Partindo deste conceito, ser uma pessoa proativa vai além de antecipar-se.
Agora, sim, podemos falar sobre Organização e Planejamento de tempo
Aqui vamos traçar os caminhos para se chegar a um planejamento que traga benefícios e garanta uma gestão com altos índices de desempenho.
Para começar a desenhar seu mapa de estratégias, comece pelas suas metas. Faça-se apenas 4 questionamentos:
O que você deseja alcançar?
Quais resultados gostaria de ter?
Em quanto tempo acredita que seria capaz de realizar tal objetivo?
O que vai precisar?
Os três tipos de Metas
Assim você verá com mais clareza “a meta” que quer alcançar, conseguirá determinar o tempo, as ferramentas e direcionar comandos específicos para chegar ao objetivo comum.
Para tanto, é preciso saber que existem diferenças no caminho, e você, que agora tem muito claro em sua mente sobre o que de fato é ser proativo, conseguirá tomar decisões e ser responsável por cada uma delas.
Veja se sua meta é:
Curto Prazo – Verificação e priorização
São controles diários, semanais ou mensais, que, por meio da verificação das atividades do dia, bem como o que foi realizado no dia anterior, permite enumerar o que é preciso priorizar para ser executado em um curto espaço de tempo.
Médio Prazo
Com um tempo maior para alcançar o seu objetivo, geralmente esse planejamento é definido ao longo de um ano. Portanto, uma meta considerada de médio prazo está muito além da execução, pois é preciso trabalhar na finalidade, ou seja, apontar o propósito desta meta.
Longo Prazo
Aqui já se pode ter uma ideia de que a meta a ser alcançada é organizada para ser atingida em um tempo mais longo. Sendo assim, pode ser um objetivo de até, por exemplo, 10 anos, tal como de uma vida.
Costuma-se observar que esse tipo de meta já está muito mais ligado à nossa história de vida, associada a uma construção de legado: o sonho que temos e que queremos conquistar.
Defina e separe o que é urgente. Saiba definir o que é importante!
Nem tudo o que é urgente, é importante?!
No momento em que vivemos a maior experiência tecnológica, com diversas soluções para o dia a dia, e em que o smartphone é nosso fiel companheiro, pois com ele podemos realizar diversas atividades, é comum receber uma ligação e considerá-la como urgente, porém pode não ser.
O tempo em que paramos para dar importância às ligações, mensagens ou e-mails pode vir a nos prejudicar na visão de separar o que é urgente do que é importante.
Logo, a urgência está ligada ao tempo. Em outras palavras, com os prazos que devem ser cumpridos. Portanto, a pressão externa apresenta o tempo que impõe, para cada um de nós, o que de fato precisa ser feito, surgindo, assim, os cronogramas com a definição do que deve ser feito.
Importância
É na importância que damos à determinada tarefa que encontramos o que definirá nossas ações para alcançar os resultados almejados.
A relevância para você e/ou para a equipe é o que define as melhores escolhas, além de assumir a responsabilidade por cada uma delas.
Organização dos compromissos e tarefas
Partindo do que já comentamos aqui, separe as reais necessidades e ações de alta relevância. Ao definir seus compromissos, independentemente das ferramentas que você usará para organizar o seu planner, seja ele semanal, mensal ou anual, divida seu tempo em quatro posições:
1 - Urgentes e Importantes;
2 - Não urgentes e importantes;
3 - Urgentes e não importantes;
4 - Não urgentes / não importantes.
Este modelo é sugerido pelo autor do livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes'', Stephen R. Covey, onde o autor categoriza o método como matriz do tempo, representado por um quadrante, sendo apontado como: Necessidade, Eficácia, Decepção, Desperdício e Excesso.
Ferramentas
Já ouviu falar sobre Kanban Digital?
Assim como o Trello, existem outras ferramentas digitais que funcionam como um Kanban digital, por meio das quais você consegue planejar as atividades e acompanhar o que cada colaborador está executando, além de receber notificações das principais tarefas que precisa executar.
Uma outra opção que separamos é o Toggl Plan. A plataforma aparece como a segunda opção no hanking de pesquisas do Google. É uma ferramenta bem interessante, não só para gerenciar tarefas individuais, mas, também, colaborativas.
Confira os 6 erros que acabam com a gestão do seu tempo:
1 - Não ter prazer no que faz;
2 - Procrastinar, ter o costume de deixar por último as tarefas que mais incomodam;
3 - Não tirar um tempo para praticar o que precisa aprimorar, e acreditar que nunca tem tempo;
4 - Não gostar de ouvir os "feedbacks" de terceiros, mesmo que sejam da sua equipe;
5 - Apesar de não ter uma gestão de tempo eficiente, também não se permite “respirar”, para que novos insights apareçam;
6 - Não seguir um planejamento, um certo ritual, para que suas tarefas, especialmente as que demandam maior tempo, sejam concluídas sem dor.
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Dica de leitura
- 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen R. Covey)
Dicas de Cursos On-line e Gratuitos
- Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito - com Carla Furtado e Christian Barbosa - PUC
- Produtividade e Gestão do Tempo - Escola Coquer
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Agora, com todas as informações em mãos, comece seu planejamento, gerencie seu tempo com qualidade, equilíbrio, prazer e propósito. Aproveite a oportunidade, teste e veja se, na sua rotina, este passo a passo fará diferença.
Por: Vanessa Mandarano
Revisão: Leandro Pessoa
Produção de áudio: Rosângela Diniz

