Sumário
Prepare-se para alcançar um novo nível de produtividade e gestão usando esta poderosa ferramenta que fará toda diferença na sua rotina profissional. Fique ligado!
Sem tempo para ler? Ouça agora!
[embed]http://cloudfile.netspeed.com.br/Marketing/audio_texto_Getting.mp3[/embed]
Bem-vindo a mais um post repleto de dicas valiosas para melhorar sua produtividade e aprimorar a gestão do seu tempo. Na sociedade agitada em que vivemos, é comum sentirmo-nos sobrecarregados com tarefas e compromissos, o que nos deixa com a sensação de não conseguirmos dar conta de tudo.
Não se preocupe, estamos aqui para apresentar a você uma ferramenta que pode revolucionar a organização do seu dia a dia. Já ouviu falar de Getting Things Done?
No artigo de hoje, vamos explorar os detalhes dessa consagrada metodologia, que transforma a vida de profissionais em todo o mundo. Equilibrar as atividades diárias para atingirmos com excelência nossas metas sem deixarmos lacunas é uma grande meta para todo profissional no século XXI.
Existem inúmeras ferramentas de produtividade e gestão corporativa disponíveis no mercado. Cada uma delas tem a promessa de aumentar a produtividade e facilitar a gestão, progredindo de maneira eficiente e com êxito os processos e as mais diversas operações.
De fato, esses recursos vieram oportunizar as equipes a gerenciar projetos, mantendo a comunicação de forma apropriada, monitorando o desempenho, automatizando as tarefas repetitivas, direcionando ações com base em dados precisos. Isso resulta em maior produtividade, eficácia e eficiência, além de reduzir os custos e melhorar a satisfação do cliente.
O que é Getting Things Done?
Getting Things Done (GTD) é um método de produtividade desenvolvido por David Allen, que se baseia em tornar as pessoas mais eficientes e organizadas, para que possam lidar melhor com suas tarefas e gerenciar suas prioridades de forma mais eficiente.
Método de produtividade torna profissionais mais eficientes e organizados
Inteligência, agilidade e organização são características essenciais para alcançarmos o sucesso profissional.
No entanto, muitas vezes, a falta de uma abordagem eficaz para lidarmos com as tarefas do dia a dia faz os profissionais sentirem-se sobrecarregados e incapazes de alcançar objetivos. É aí que o método de produtividade GTD pode mudar o cenário.
O GTD é um sistema que gerencia demandas e tarefas que surgem ao longo do dia. O método envolve a criação de um sistema de coleta, processamento e execução de tarefas, o que garante que nada fique inacabado ou seja esquecido.
O primeiro passo é a coleta de todas as tarefas e todos os compromissos em um único lugar, por exemplo, anotar em um caderno, em um aplicativo para gerenciamento de tarefas ou em um arquivo digital. Ao fazermos isso, é eliminada a preocupação de "esquecer" alguma tarefa importante, possibilitando uma visão clara do que precisa ser realizado.
Em seguida, as tarefas são processadas e organizadas em categorias. Allen, o desenvolvedor do método, sugere que cada tarefa seja analisada e que, para cada uma delas, uma decisão seja tomada: executar, delegar, adiar ou descartar. Isso evita a sensação de sobrecarga e permite que os profissionais priorizem as tarefas que realmente importam.
Uma das principais vantagens do GTD é a sensação de alívio que ele proporciona. Se temos um sistema organizado e confiável para as demandas do dia a dia, podemos nos concentrar na real execução do trabalho, eliminando as distrações e mantendo o foco nas atividades que realmente importam.
Além disso, o método também pode ser aplicado fora do contexto profissional. Quando utilizado na vida pessoal, ele ajuda a reduzir o estresse, manter a mente tranquila e alcançar metas pessoais. O GTD oferece uma visão clara das responsabilidades e dos compromissos, facilitando a organização da agenda e proporcionando uma sensação de dever cumprido.
Coloque ideias e tarefas em um sistema confiável e organize cada informação em 5 etapas principais

- Coleta
- Processamento
- Organização
- Revisão
- Execução
