Sumário
Usar o mundo digital para aproximar as pessoas não é nenhuma novidade. As redes sociais estão inseridas na sociedade e cada uma delas é direcionada para uma intenção específica. Porém, independentemente do objetivo principal, todos estão interligados.
No artigo de hoje falaremos sobre a importância de um bom Networking para a vida profissional. Acompanhe!
De maneira simples, networking é a habilidade de gerenciar o seu grupo de contatos, em sua rede. É a capacidade de trocar experiências e serviços, aprender e empreender. A ideia não é inovadora, contudo, o número de pessoas que utilizam o recurso de inclusão no mercado, através das redes, está cada vez mais em evidência, fato que é comprovado pelo grande número de adesão. Como resultado, a conquista das redes sociais, direcionadas a negócios, ocupam posições de destaque. Portanto, tais conexões promovem a organização das relações profissionais com êxito.
Para exemplificar como é possível elaborar um Network de sucesso, o artigo de hoje traz planos de ação para executar e sanar possíveis dúvidas.
Como, por exemplo, você sabe a diferença de network para networking?
Network: É a rede de contatos que você constrói.
Networking: São ações que cultivam essa rede de contatos.
Será que todos nós sabemos aproveitar as oportunidades que a tecnologia nos apresenta?
O mundo, atualmente, vive um período de atenção diante do perigo invisível – a Covid-19. As relações profissionais já foram alteradas e tudo leva a crer que muitas transformações ocorridas neste período de confinamento permaneçam e construam um novo parâmetro para as relações profissionais.
Em nenhum momento foi tão necessária a troca de conhecimento, as interligações multidisciplinares e a solidez de uma boa lista de contatos. Seja qual for o seu negócio, é importante manter relações que somem valores e possam ajudar a manter o bom relacionamento com sua marca. Os resultados favoráveis em vendas de produtos e serviços podem vir a ser garantidos, mesmo em tempo de crise.
Conforme observa a psicóloga Tatiana Sabina, com MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Coaching Empreendedor, as boas oportunidades podem ocorrer principalmente durante este período de isolamento social. “Grande parte das pessoas está conectada oferecendo uma possibilidade enorme de network. Afinal, a tecnologia nos permite estar em vários lugares ao mesmo tempo, e com muitas pessoas. Mas é preciso atenção, pois uma pessoa pode perder muito tempo com assuntos aleatórios ou permitir-se buscar conteúdo para crescimento profissional e pessoal. É uma escolha”, enfatizou.
Aproveite suas conexões profissionais para impulsionar sua carreira
O primeiro passo é elaborar uma lista de verificações. Isso mesmo! Um checklist para ajudar a definir suas conexões profissionais de acordo com o que busca no mercado de trabalho. É indispensável recordar que ninguém faz nada sozinho, portanto, a conectividade em rede é uma ferramenta a mais para auxiliar o outro, e vice-versa.
“Hoje existem redes sociais específicas para cada público e as específicas de conexão profissional, onde é possível disponibilizar um currículo virtual completo, contendo todas as qualificações e formações importantes. Afinal, a rede torna-se uma vitrine, possibilidade de alguém ser visto por milhares de empresas, fortalecendo o network com muitas pessoas ali conectadas”, orienta a Coaching.
Assim como Sabina, há a visão de Alexandre Caldini, administrador de empresa, ex-presidente da Editora Abril, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com cursos de Educação Executiva em Harvard e no M.I.T., nos Estados Unidos, Cambridge e London Business School, na Inglaterra; Insead na França e autor do livro “NETWORKING VERSUS NOTWORKING: Seja interessante e não interesseiro. Eleve sua carreira, seus negócios e sua vida a um novo patamar”, onde ele descreve, através de suas vivências e relações profissionais, dentre tantos detalhes, como conseguir ser destaque de uma forma que garanta melhores oportunidades na carreira e nos negócios.
Além do livro, há materiais gratuitos na rede, como palestras em que o autor versa sobre o assunto, que é esmiuçado de maneira simples, descontraída e direta. Aqui estão alguns tópicos relevantes e que nos levam a repensar sobre nossas redes sociais e como fazer “up grade” nessas conexões.
Tenha sua Marca Pessoal
Para construir sua rede profissional, tenha uma atenção especial ao que os especialistas, aqui citados, destacam em suas palestras: a Marca Pessoal.
De acordo com Tatiana, construir uma marca pessoal exige primeiramente uma investigação. A pessoa deve experimentar ferramentas que investiguem qual é a sua missão, valores e propósitos de vida. Essas questões são importantíssimas para iniciar esta construção de maneira fiel e assertiva.
Sendo assim, tenha clareza quanto às suas qualidades e características, respeite a sua natureza e concentre-se em:
- Ser você;
- Ter percepção do que você quer comunicar e quais os melhores caminhos que utilizará para tal objetivo.
- Tratar o outro de maneira igual. Atente-se ao nome de quem você está tentando ou estabelecendo contato;
- Mostre real interesse pelo outro, estabeleça de fato uma conexão e identifique se há pontos em comum;
- Seja notado pelo que você faz de melhor; sem arrogância, claro;
- Ser educado (a) e gentil não custa e só abre portas. Lembre-se: “Gentileza gera gentileza”. Portanto, ajude sempre que possível, sem esperar algo em troca.
- Valores, como honestidade e ética, são indispensáveis em qualquer relação humana.
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