O que é ROI?

O que é ROI?

11 de março de 2019 • 8 min de leitura

Sumário

    Aperfeiçoe sua visão sobre um tema que tem ganhado espaço nos últimos anos.
    Um investimento, em geral, é a aplicação de recursos que visam a obter uma vantagem futura. Nesse sentido, quando se fala em gestão, Retorno sobre o Investimento (ROI) é um termo relacionado à área que, se bem compreendido, é fundamental para verificar o resultado do que é colocado em prática no ambiente corporativo do ponto de vista dos investimentos.
    Confira, a partir disso, o que é ROI, quais os principais tipos (operacional, competitivo, técnico e marketing) além de como calculá-lo. Assim, é possível aprimorar sua visão sobre o grau de lucratividade de um empreendimento.
    O que é ROI?
    O ROI é a mensuração clara do que foi obtido de um investimento em relação ao que a aplicação custou. O termo pode ser usado não só para examinar a rentabilidade de um investimento, mas também como recurso de analogia entre investimentos diferentes para estabelecer a melhor tática posterior.
    Tipos de ROI
    Em se tratando de empreendimentos, ao ser usado da maneira mais completa, 4 são as principais espécies de ROI: operacional, competitivo, técnico e marketing. Veja a seguir os detalhes de cada uma delas:
    Operacional: essa espécie é útil na tarefa de se chegar a um entendimento geral da performance da empresa, possibilitando visualizar onde os lucros estão além de quais os segmentos cujos resultados não são satisfatórios. Para calcular o ROI operacional, é indicada a fórmula abaixo, que pode ser adaptada:
    ROI = [(Ganho – Custo) / Custo] x 100
    Competitivo: utilizado a fim de obter conhecimento sobre as ações da concorrência. É possível, dessa forma, contrastar resultados com os de rivais de mercado como algo estratégico, a fim de auxiliar na identificação de equívocos na empresa.
    Técnico: subsidia a compreensão dos custos de novas ferramentas ou tecnologias utilizadas pela empresa, relacionando-os às vantagens trazidas, possibilitando estabelecer se tais custos valem a pena e são necessários. Confira a fórmula para se chegar ao ROI técnico:
    TROI = [(Total de Economias – Custos Técnicos) / Custos Técnicos] x 100
    Marketing: auxilia no entendimento dos resultados quando o assunto é marketing, possibilitando melhor processo decisório acerca dos recursos direcionados ao marketing. Para constatá-lo, desenvolva a seguinte fórmula:
    MROI = [(Crescimento nas Vendas – Custos de Marketing) / Custos de Marketing] x 100
    Como calcular o ROI?
    O ROI pode ser obtido por meio da fórmula abaixo. Confira!
    ROI = [(Ganho – Custo) / Custo] x 100
    Dessa forma, se, por exemplo, forem investidos R$ 3.000. Três anos depois, ao resolver vender os ativos pelo que eles valem na atualidade: R$ 4.200, o ROI pode ser conhecido por meio dos passos abaixo:
    1. Com os R$ 4.200, que representam o total auferido da aplicação, desconte todos os custos relacionados ao investimento, isto é, a quantia inicial investida: R$ 4.200 – R$ 3.000 = R$ 1.200.
    1. Fracione essa quantia líquida pelo valor total do investimento: R$ 1.200 / R$ 3.000 = 0.4
    1. Multiplique esse resultado por 100 para transformá-lo em porcentagem: 0.4 x 100
     
    Pronto! O investimento criou um ROI de 40%.
     
     

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