Sumário
A palavra planejamento pode assustar e até mesmo travar algumas pessoas. Quando levamos o assunto para o meio organizacional, percebemos que se torna imprescindível adotar metodologias que garantam eficiência com a vantagem de escalar seu negócio. Acompanhe o post de hoje!
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Você sabe o que é PODC? Talvez a sigla não seja tão desconhecida, com certeza a metodologia faz parte da sua rotina e, se ainda não faz, é interessante entender cada detalhe e aplicar passo a passo.
Neste artigo, vamos entender todos os detalhes desta metodologia, como funciona, quais suas vantagens e por que traz resultados surpreendentes para o seu negócio.
Quando falamos em gestão, logo já nos vem os processos que temos que aplicar, as metas que precisamos atingir e o tempo que será preciso nos dedicarmos em cada atividade.
Por isso, é importante mantermos o controle das ações para delimitar os próximos passos.
Afinal, nós sabemos que sem uma direção as metas não são alcançadas, se leva muito mais tempo para acertar o passo e pode ser que nada funcione, como o esperado.
É aí que entra a sistematização PODC, como uma ótima solução!
O que é PODC?
Planejamento, organização, direção e controle, quatro passos, capaz de mudar a sua visão administrativa para sempre.
Esse processo administrativo uni cada ocupação desenvolvendo um conjunto de ações que devem ser tomadas para conservar a empresa no seu objetivo.
Os 4 pilares do processo administrativo
Vamos falar agora da estrutura deste processo administrativo, constituído por 4 pilares essenciais:
1 ☑ P - Planejamento
Acredito que você deve ter respondido que não há como chegar a resultados escaláveis, sem delimitar as ações. Por isso, planejar é o primeiro processo a se concluir, delimitando o que será realizado, qual o propósito de determinada ação e quais ações serão traçadas.
O planejamento é a base de todo e qualquer modelo de negócio. Mas, é preciso aprofundarmos o assunto e lembrar que o planejamento é dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional.
O posicionamento de cada ação permite ampliar a visão diagnóstica, apontando as falhas, diminuindo as dúvidas e alinhando as medidas que serão adotadas pela empresa.
Planejamento Estratégico
De maneira geral, o planejamento estratégico é coordenado pelos gestores das organizações.
Tanto é que, todo planejamento desenvolvido é projetado com visão a longo prazo, com ações que englobam toda a empresa, de maneira metodológica e sistêmica envolvendo tanto o ambiente interno, como o externo de cada organização.
Ademais, no planejamento estratégico é imprescindível delimitar qual a missão da empresa, ou seja, o motivo de existir, bem como, a visão que está ligado ao objetivo e propósito da empresa, e os valores nos quais são identificados pelos princípios fundamentais que orientam as decisões empresariais.
Planejamento Tático
Já o planejamento tático, está direcionado a metas de médio prazo, as ações aqui desenvolvidas estão direcionadas as equipes de trabalho, ou seja, os departamentos que fazem parte da organização.
Para tornar os objetivos em uma realidade tangível, são estabelecidas metas, constituindo ambientes propícios para que as ações designadas no planejamento estratégico se concretizem.
Planejamento Operacional
Enquanto o planejamento tático visa as metas a médio prazo, no operacional é diferente.
Aqui, os objetivos são traçados visualizando resultados em curto prazo, executando planos específicos, ou seja, o objetivo agora está em desenvolver tarefas com planos e fluxos de trabalho.
2 ☑ O – Organização
Aqui é hora de colocar em prática tudo que foi esquematizado no seu planejamento. É neste momento que a revisão do foi previsto é essencial. Aliás, revisar todos os recursos, sejam eles humanos, financeiros ou materiais, precisam estar alinhados para evitar imprevistos.
Assim, são subdivididas as tarefas para cada departamento ou colaboradores.
3 ☑ D – Direção
Ação de dirigir, de gerir, administrar.
Estamos falando de liderança, direcionamento, administrar as atividades de modo que essa liderança não perca a essência de motivar. A Liderança é a capacidade que temos de influenciar positivamente, por meio da nossa comunicação e do nosso comportamento, as pessoas que nos cercam.
4 ☑ C – Controle
Garantir que toda ação realizada está alinhada ao que foi pré-estabelecido nos pontos anteriores, certificando-se que cada um deles está em conformidade com os parâmetros definidos.
Caso haja alguma discordância é possível “controlar” cada etapa aplicando as funções de controle que são subdivididas em 3 estágios:
- Definição de padrões de performance;
- Comparação do resultado com os padrões;
- Implementação de ações corretivas necessárias.
- Alto desempenho nos processos;
- Redução de riscos;
- Redução de custos
- Oportunidade de crescimento e escabilidade de negócio

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