Sumário
Entenda as especificidades de cada qual.
Processo e projeto são dois dos termos relacionados ao cotidiano empresarial que, embora apresentem certa semelhança, não se confundem. Um ponto em comum entre eles é que ambos são fundamentais para o desempenho das empresas.
Confira, a partir disso, não só a diferença entre processo e projeto como também os principais tipos de processo além do que constitui o ciclo de vida de um projeto.
O que é processo?
Um processo pode ser definido como um conjunto de tarefas ou etapas que reúnem insumos, ou seja, informações, métodos, materiais, pessoas e máquinas, agregando-lhes valor e fornecendo produto ao cliente, o que pode ser algo físico, informação ou serviço.
Quais os principais tipos de processo?
Processos de negócio/finalísticos/essenciais: simbolizam a essência do funcionamento da empresa; geram o produto ou serviço para o cliente externo; diferem-se de uma empresa para outra. Um exemplo corresponde ao atendimento dos pedidos da clientela em uma empresa do ramo de serviços.
Processos de apoio ou de suporte: geram produtos invisíveis aos clientes externos, ou seja, não entregam valor diretamente a eles. É o que se vê no recrutamento e seleção de pessoal além de contas a pagar e contas a receber de uma empresa.
Processos gerenciais ou de gerenciamento: abrangem as ações que os gerentes devem realizar para subsidiar os processos de negócios. Um exemplo de tais processos é a definição de metas.
O que é projeto?
Já um projeto, por sua vez, corresponde a um estímulo momentâneo empregado para gerar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Assim, enquanto o processo é contínuo e traz resultados uniformes, o projeto se caracteriza por ser temporário e criar algo único.
Qual o ciclo de vida de um projeto?
Para o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI), responsável por publicar o PMBOK, isto é, um guia com as boas práticas relativas ao gerenciamento de projetos, estes possuem várias fases. Esse conjunto de etapas refere-se ao ciclo de vida do projeto e abrange os seguintes pontos:
- Início do projeto;
- Organização e preparação;
- Execução do trabalho referente ao projeto;
- Encerramento do projeto.
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