Veja 8 passos para implementar um Plano de Negócios decisivo para seu escritório contábil

Veja 8 passos para implementar um Plano de Negócios decisivo para seu escritório contábil

07 de junho de 2022 • 21 min de leitura

Sumário

    Você já pensou em encontrar novas estratégias para o seu negócio, mapear soluções que entregam mais eficiência, agilidade trazem maiores lucros. No entanto, não  saber ao certo como dar início a esse plano de negócio? Então, acompanhe o post de hoje e confira como melhorar seu planejamento e alcançar suas metas.
     
     
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    Em muitas circunstâncias as boas ideias chegam e, na idealização, tudo pode parecer extremamente simples. O mercado competitivo respira por inovação, e muitos arriscam sem ao menos ter um esboço do que, na verdade, precisará realizar para tornar real o seu propósito.
     
    Ter a mente voltada à inovação é um dos agentes motivadores para alcançar objetivos e, por que não dizer, manter a ascensão do seu negócio, afinal é um processo que deve ser contínuo.
     
    As ideias costumam fervilhar a cabeça do empreendedor, é exatamente nesse momento que o melhor a se fazer é parar para organizá-las.  Ter um momento reflexivo sobre o que cada insight quer mostrar e, assim, elaborar com clareza os caminhos que podem ser mais vantajosos para o seu negócio.
     
    Por essa razão é tão importante desenvolver um modelo de negócio seguindo etapas construtivas que ajudarão a definir pontos importantes que veremos na sequência!
     
    Os 8 passos para implementar um Plano de Negócios decisivo para seu escritório contábil
     
    Desvendando os segredos do Plano de Negócios
     
    1- Defina o segmento que você deseja dentro do universo contábil
     
    Para começar a traçar suas metas, o que vou falar aqui pode parecer muito óbvio e acredito que você já tenha visto em outros materiais. O que significa que não dá para fugir do que a maior parte dos grandes empresários fizeram antes de abrirem suas empresas ou resolverem inovar em seu segmento.
     
    Se em sua mente surgiu a palavra definição, você está no caminho certo!
    Definir seu segmento quando se tem a ideia, mas não se sabe ao certo como colocá-la em prática, só ajudará a traçar seus próximos passos. E mesmo que você já tenha uma boa caminhada no mercado, porém sente que precisa de novos caminhos, tudo parte novamente da definição do segmento.
     
    Por isso, escolha o que tem mais afinidade, veja os detalhes, certifique-se que a empresa que você tem planejado realmente está afinada com suas habilidades e competências.
     
    Isso não muda para os que querem inovar nas suas empresas. Implementar novos serviços/produtos, melhorar o que já está em uso, também deve fazer parte do crescimento da organização. Entretanto, a pesquisa de mercado, ouvir o seu cliente e estar atento às “dores” que ele traz à tona é essencial.
     
    Aliás, já que é preciso estar atento a detalhes, veja se o local escolhido para sua empresa condiz com seus objetivos e se aproxima do seu público. Às vezes, um mero detalhe faz toda diferença no retorno financeiro.
     
    Importante!
    Não se esqueça da Missão, Visão e Valores da sua empresa.
    Muitas informações e, até mesmo, a vontade de mudar podem atrapalhar o seu caminho. Então, esteja conectado ao propósito que fez a “ideia” de empreender existir.
     
    2 - Descubra se há potencial de mercado para o seu segmento
     
    São muitas as áreas que o contador pode trabalhar e os nichos que podem ser atendidos. O ideal é a especialização! Ser perito em um segmento torna-o diferenciado no mercado e, portanto, sua empresa pode passar a ser conhecida exatamente por isso.
     
    Na prática, você terá que fazer ou refazer pesquisas voltadas a sua proposta de comercialização. Ir a campo hoje está muito fácil, temos a internet para dar apoio, portanto, liste empresas que estão no mesmo ramo que você.
     
    Selecione pelo menos vinte empresas ou até mesmo profissionais que estão se destacando na sua área e analise-os ponto a ponto. Observar a concorrência ajuda-nos a melhorar os nossos serviços e pode ainda trazer diversos insights.
     
    3 -Desenvolva uma rede de negócios
     
    Em muitos materiais de gestão, inovação e tecnologia, desenvolvidos por nós do Portal Educação Netspeed, você vai encontrar informações de como é importante o bom relacionamento, a comunicação, as parcerias, o networking e, claro, os fornecedores.
     
    O mercado é competitivo, continuará a ser, porém, estamos em uma transição no mundo dos negócios. O relacionamento entre as pessoas é o que mais contará. Aproveite para tecer redes de negócios, trocar informações, conhecer outros profissionais e empresas de diversos segmentos.
     
    4Precificação
     
    Dentro do seu plano de negócios, com certeza, na sua lista tem estes três itens importantíssimos. Aliás, no início do material, citei a importância da localização onde sua empresa está, porque influencia na precificação dos seus produtos/serviços.
    É preciso levar em conta a população da região, elaborar uma estimativa de ganhos e gastos, para assim definir qual será a melhor maneira de precificar o seu trabalho.
    Claro que, como contador, esse conhecimento já faz parte da sua rotina, no entanto, muitos profissionais têm dificuldade de estabelecer o quanto deve, de fato, cobrar pelos seus produtos/serviços.
     
    5- Plano de marketing
     
    De maneira bem simples, pois o assunto é extenso e requer uma pauta única, para desenvolver um bom plano de marketing é preciso já estar alinhado com as demais ações que elencamos acima.
    O processo que você vai estruturar deve ser executado de maneira organizada, apontando prazos, metas, recursos materiais e humanos que serão necessários, para dar andamento ao planejamento da sua empresa.
    É importante ter claro aonde se quer chegar com o plano de marketing, ou seja, quais são os resultados esperados.
    Portanto, coloque em destaque no seu fluxograma:
    • Situação atual do negócio;
    • Metas;
    • Estratégias possíveis;
    • Ações.
    Feito isso, comece a estudar como será a melhor maneira de comunicar o seu produto ou serviço, ou seja, escolha canais de comunicação que estão em consonância com a proposta da sua empresa.
     
    6 - Modelo de negócio
     
    Com os pontos traçados, agora você tem em mãos a certeza de onde deve estar com seu negócio, já sabe quais são os produtos/serviços que irá ofertar e, portanto, pode começar a pensar nas estratégias promocionais, bem como nos canais de entrega escolhidos.
    Afinal, o modelo de negócio nada mais é do que a maneira que a sua empresa entregará valor aos seus clientes.
     
    7 - Análise de estratégias para negócios
     
    Depois de todo mapeamento desenvolvido e dos processos em prática, é importante separar um período, seja ele semanal, mensal ou anual, para analisar  dados e números obtidos após executar as ações planejadas no plano de negócio, incluindo todo tipo de informação.
    Agora é a oportunidade de perceber se o cenário que foi idealizado está correspondendo ou não. O que significa que podemos identificar os pontos de mudança, por meio do estado atual para o cenário desejado.
    Por essa razão, é importante estar atento aos detalhes e não se importar com os erros, pois eles devem existir para desenvolver novas ações e trazer percepção de valor diferente para todos envolvidos.
     
    8 - Relacionamento com cliente
     
    Relacionamento com cliente é mais que atendimento, fidelização ou suporte ao consumidor. É preciso desenvolver ações que sejam atrativas para o cliente, com entrega de experiência.
     
    Isso mesmo, experiência!
    Quanto maior a dedicação em informar e educar o seu cliente, maior venda de produtos/serviços você terá.
    O novo cliente precisa se sentir acolhido, porém os que já são efetivos, precisam ter motivos para permanecer utilizando os seus serviços.
     
    Não importa o tamanho do seu empreendimento, pelo contrário, acompanhar a trajetória do seu cliente com a sua marca é um diferencial e torna seu relacionamento ativo e de valor.
     
    Atualmente existem sistemas apropriados para auxiliar na coleta de dados dos seus clientes e, assim, de maneira tranquila, você terá meios para reconhecer os pontos de melhora.
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    Conclusão
     
    Por fim, de maneira breve, trouxe para você, contador, alguns pontos que fazem com que o seu Plano de Negócio seja apropriado para qualquer momento que sua empresa está, para que você se posicione assertivamente, com visões claras e sem receio de errar.
    Coloque em prática e recomece quantas vezes achar necessário, utilize os meios que a tecnologia proporciona e continue a atender seus clientes com excelência.
    O importante é saber o ponto de partida e se manter firme para chegar aonde deseja.
     
     
    Texto: Vanessa Mandarano
    Revisão: Beatriz Baptista
    Arte: Lucas Loreto
    Áudio: Rosangela Diniz
     
     
     
     
     
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