Sumário
Você já pensou em encontrar novas estratégias para o seu negócio, mapear soluções que entregam mais eficiência, agilidade trazem maiores lucros. No entanto, não saber ao certo como dar início a esse plano de negócio? Então, acompanhe o post de hoje e confira como melhorar seu planejamento e alcançar suas metas.
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Em muitas circunstâncias as boas ideias chegam e, na idealização, tudo pode parecer extremamente simples. O mercado competitivo respira por inovação, e muitos arriscam sem ao menos ter um esboço do que, na verdade, precisará realizar para tornar real o seu propósito.
Ter a mente voltada à inovação é um dos agentes motivadores para alcançar objetivos e, por que não dizer, manter a ascensão do seu negócio, afinal é um processo que deve ser contínuo.
As ideias costumam fervilhar a cabeça do empreendedor, é exatamente nesse momento que o melhor a se fazer é parar para organizá-las. Ter um momento reflexivo sobre o que cada insight quer mostrar e, assim, elaborar com clareza os caminhos que podem ser mais vantajosos para o seu negócio.
Por essa razão é tão importante desenvolver um modelo de negócio seguindo etapas construtivas que ajudarão a definir pontos importantes que veremos na sequência!
Os 8 passos para implementar um Plano de Negócios decisivo para seu escritório contábil
Desvendando os segredos do Plano de Negócios
1- Defina o segmento que você deseja dentro do universo contábil
Para começar a traçar suas metas, o que vou falar aqui pode parecer muito óbvio e acredito que você já tenha visto em outros materiais. O que significa que não dá para fugir do que a maior parte dos grandes empresários fizeram antes de abrirem suas empresas ou resolverem inovar em seu segmento.
Se em sua mente surgiu a palavra definição, você está no caminho certo!
Definir seu segmento quando se tem a ideia, mas não se sabe ao certo como colocá-la em prática, só ajudará a traçar seus próximos passos. E mesmo que você já tenha uma boa caminhada no mercado, porém sente que precisa de novos caminhos, tudo parte novamente da definição do segmento.
Por isso, escolha o que tem mais afinidade, veja os detalhes, certifique-se que a empresa que você tem planejado realmente está afinada com suas habilidades e competências.
Isso não muda para os que querem inovar nas suas empresas. Implementar novos serviços/produtos, melhorar o que já está em uso, também deve fazer parte do crescimento da organização. Entretanto, a pesquisa de mercado, ouvir o seu cliente e estar atento às “dores” que ele traz à tona é essencial.
Aliás, já que é preciso estar atento a detalhes, veja se o local escolhido para sua empresa condiz com seus objetivos e se aproxima do seu público. Às vezes, um mero detalhe faz toda diferença no retorno financeiro.
Importante!
Não se esqueça da Missão, Visão e Valores da sua empresa.
Muitas informações e, até mesmo, a vontade de mudar podem atrapalhar o seu caminho. Então, esteja conectado ao propósito que fez a “ideia” de empreender existir.
2 - Descubra se há potencial de mercado para o seu segmento
São muitas as áreas que o contador pode trabalhar e os nichos que podem ser atendidos. O ideal é a especialização! Ser perito em um segmento torna-o diferenciado no mercado e, portanto, sua empresa pode passar a ser conhecida exatamente por isso.
Na prática, você terá que fazer ou refazer pesquisas voltadas a sua proposta de comercialização. Ir a campo hoje está muito fácil, temos a internet para dar apoio, portanto, liste empresas que estão no mesmo ramo que você.
Selecione pelo menos vinte empresas ou até mesmo profissionais que estão se destacando na sua área e analise-os ponto a ponto. Observar a concorrência ajuda-nos a melhorar os nossos serviços e pode ainda trazer diversos insights.
3 -Desenvolva uma rede de negócios
Em muitos materiais de gestão, inovação e tecnologia, desenvolvidos por nós do Portal Educação Netspeed, você vai encontrar informações de como é importante o bom relacionamento, a comunicação, as parcerias, o networking e, claro, os fornecedores.
O mercado é competitivo, continuará a ser, porém, estamos em uma transição no mundo dos negócios. O relacionamento entre as pessoas é o que mais contará. Aproveite para tecer redes de negócios, trocar informações, conhecer outros profissionais e empresas de diversos segmentos.
4- Precificação
Dentro do seu plano de negócios, com certeza, na sua lista tem estes três itens importantíssimos. Aliás, no início do material, citei a importância da localização onde sua empresa está, porque influencia na precificação dos seus produtos/serviços.
É preciso levar em conta a população da região, elaborar uma estimativa de ganhos e gastos, para assim definir qual será a melhor maneira de precificar o seu trabalho.
Claro que, como contador, esse conhecimento já faz parte da sua rotina, no entanto, muitos profissionais têm dificuldade de estabelecer o quanto deve, de fato, cobrar pelos seus produtos/serviços.
5- Plano de marketing
De maneira bem simples, pois o assunto é extenso e requer uma pauta única, para desenvolver um bom plano de marketing é preciso já estar alinhado com as demais ações que elencamos acima.
O processo que você vai estruturar deve ser executado de maneira organizada, apontando prazos, metas, recursos materiais e humanos que serão necessários, para dar andamento ao planejamento da sua empresa.
É importante ter claro aonde se quer chegar com o plano de marketing, ou seja, quais são os resultados esperados.
Portanto, coloque em destaque no seu fluxograma:
- Situação atual do negócio;
- Metas;
- Estratégias possíveis;
- Ações.
