Como configurar o sistema Escrita Fiscal
- Acesse o menu Cadastros, opção Serviços.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar as configurações necessárias.
Etapa I - Insira o Código de Serviço e tecle Enter.
Etapa II - Selecione o Tipo de Serviço.
Etapa III - Clique sobre a aba Serviços Tomados / Retenções.
Etapa IV - Configure os campos presentes junto ao quadro, destacado de vermelho, acima.
- Acesse o menu Lançamentos, opção Prestação de Serviço ou Serviços Tomados.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar os lançamentos relacionados à Prestação de Serviços (1ª tela abaixo) ou aos Serviços Tomados (2ª tela abaixo).
Etapa V - Insira as datas nestes campos do quadro Apropriação de Retenções.
Etapa VI - Preencha os campos deste quadro destacado.
Etapa VII - Preencha os campos deste quadro destacado.
Como configurar o sistema Folha de Pagamento
- Abra o sistema Folha de Pagamento.
- Acesse o menu Lançamentos, opção Faturamento, item Desoneração da Folha - (Lei 12.546/2011).
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar as configurações necessárias.
Etapa I - De acordo com a configuração efetuada, o valor de recolhimento do DARF vai gerar o evento R2060 para entrega.
- Acesse o menu Lançamentos, opção Produção Rural, item Aquisição de Produção Rural.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração necessária.
Etapa II - Baseado nas informações presentes nos campos do quadro que será gerado o evento R2050.
Como gerenciar o Certificado Digital
- Acesse o menu Integrações, opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf , subitem Gerenciar Certificado Digital.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração necessária referente ao Certificado Digital.
Etapa I - Clique sobre a aba Certificado.
Etapa II - Insira o Código da Empresa ou clique na lupa à frente para pesquisá-lo.
Atenção: Escolha apenas uma das duas opções de Certificado Digital (Empresa ou Outorgado) e configure o quadro correspondente à opção escolhida, preenchendo os campos e realizando as devidas seleções e marcações.
- Se a opção escolhida for "Dados do Certificado Digital Empresa", realize as Etapas III a VI, a seguir:
Etapa III - Selecione o Tipo de Certificado.
Etapa IV - Preencha os campos com os dados correspondentes ao Certificado Digital Empresa.
Etapa V - Clique em Selecionar Certificado.
Etapa VI - Grave.
- Se a opção escolhida for "Dados do Certificado Digital Outorgado", realize as Etapas VII a XI, a seguir:
Etapa VII - Selecione o Tipo de Certificado.
Etapa VIII - Preencha os campos com os dados correspondentes ao Certificado Digital Outorgado.
Etapa IX - Selecione uma das duas opções disponíveis no campo "Utilizar em", podendo ser
REINF ou
Coleta de XMLs (PB, PE, GO e PI).
Etapa X - Clique em Selecionar Certificado.
Etapa XI - Grave.
Processos Administrativos e Judiciais
- Acesse o menu Integrações, opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf , subitem Processos Administrativos/Judiciais.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar as configurações necessárias referentes aos Processos Administrativos e Judiciais.
Etapa I - Clique sobre a aba Cadastro.
Etapa I - Selecione o Tipo de Processo.
Etapa II - Clique sobre alguma das abas e faça o preenchimento.
Etapa III - Clique em Incluir/Alterar.
Etapa IV - Grave.
Como realizar a Transmissão
- Acesse o menu Integrações, opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf , subitem Transmitir.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração e transmitir a declaração.
Etapa I - Marque as informações que correspondem ao Sistema Folha de Pagamento
.
Etapa II - Selecione as opções de cada campo conforme a situação tributária da empresa.
Etapa III - Clique em Transmitir Reinf.
Como pesquisar Eventos Enviados
- Acesse o menu Integrações, opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf, subitem Pesquisa Eventos Enviados.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a Pesquisa de Eventos.
Etapa I - Insira o Código da Empresa ou clique sobre a lupa à frente para pesquisá-lo.
Etapa II - Selecione o Evento.
Etapa III - Clique em Pesquisar.
Etapa IV - Clique em Imprimir Recibo.