Como gerenciar a EFD-Reinf (35-038)

23 de janeiro de 2019 • 21 min de leitura

Como configurar o sistema Escrita Fiscal

Como configurar o sistema Folha de Pagamento

Como gerenciar o Certificado Digital

Processos Administrativos e Judiciais

Como realizar a Transmissão

Como pesquisar Eventos Enviados

Como configurar o sistema Escrita Fiscal

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Serviços.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar as configurações necessárias.
Etapa I - Insira o Código de Serviço e tecle Enter.
Etapa II - Selecione o Tipo de Serviço.
Etapa III - Clique sobre a aba Serviços Tomados / Retenções.
Etapa IV - Configure os campos presentes junto ao quadro, destacado de vermelho, acima.
 
  • Acesse o menu Lançamentos, opção Prestação de Serviço ou Serviços Tomados.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar os lançamentos relacionados à Prestação de Serviços (1ª tela abaixo) ou aos Serviços Tomados (2ª tela abaixo).
Etapa V - Insira as datas nestes campos do quadro Apropriação de Retenções.
Etapa VI - Preencha os campos deste quadro destacado.
Etapa VII - Preencha os campos deste quadro destacado.

Como configurar o sistema Folha de Pagamento

 
  • Abra o sistema Folha de Pagamento.
  • Acesse o menu Lançamentos, opção Faturamento, item Desoneração da Folha - (Lei 12.546/2011).
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar as configurações necessárias.
Etapa I - De acordo com a configuração efetuada, o valor de recolhimento do DARF vai gerar o evento R2060 para entrega.
 
  • Acesse o menu Lançamentos,  opção Produção Rural, item Aquisição de Produção Rural.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração necessária.
Etapa II - Baseado nas informações presentes nos campos do quadro que será gerado o evento R2050.

Como gerenciar o Certificado Digital

  • Acesse o menu Integrações, opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf , subitem Gerenciar Certificado Digital.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração necessária referente ao Certificado Digital.
Etapa I - Clique sobre a aba Certificado.
Etapa II - Insira o Código da Empresa ou clique na lupa à frente para pesquisá-lo.
Atenção: Escolha apenas uma das duas opções de Certificado Digital (Empresa ou Outorgado) e configure o quadro correspondente à opção escolhida, preenchendo os campos e realizando as devidas seleções e marcações. 
  • Se a opção escolhida for "Dados do Certificado Digital Empresa", realize as Etapas III a VI, a seguir:
Etapa III - Selecione o Tipo de Certificado.
Etapa IV - Preencha os campos com os dados correspondentes ao Certificado Digital Empresa.
Etapa V - Clique em Selecionar Certificado.
Etapa VI - Grave.
  • Se a opção escolhida for "Dados do Certificado Digital Outorgado", realize as Etapas VII a XI, a seguir:
Etapa VII - Selecione o Tipo de Certificado.
Etapa VIII - Preencha os campos com os dados correspondentes ao Certificado Digital Outorgado.
Etapa IX - Selecione uma das duas opções disponíveis no campo "Utilizar em", podendo ser REINF ou Coleta de XMLs (PB, PE, GO e PI).
Etapa X - Clique em Selecionar Certificado.
Etapa XI - Grave.

Processos Administrativos e Judiciais

  • Acesse o menu Integrações,  opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf , subitem Processos Administrativos/Judiciais.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar as configurações necessárias referentes aos Processos Administrativos e Judiciais.
Etapa I - Clique sobre a aba Cadastro.
Etapa I - Selecione o Tipo de Processo.
Etapa II - Clique sobre alguma das abas e faça o preenchimento.
Etapa III - Clique em Incluir/Alterar.
Etapa IV - Grave.

Como realizar a Transmissão

  • Acesse o menu Integrações, opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf , subitem Transmitir.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração e transmitir a declaração.
Etapa I - Marque as informações que correspondem ao Sistema Folha de Pagamento.
Etapa II - Selecione as opções de cada campo conforme a situação tributária da empresa.
Etapa III - Clique em Transmitir Reinf.

Como pesquisar Eventos Enviados

  • Acesse o menu Integrações, opção Escrituração Fiscal Digital - (EFD), item EFD - Reinf, subitem Pesquisa Eventos Enviados.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a Pesquisa de Eventos.
Etapa I - Insira o Código da Empresa ou clique sobre a lupa à frente para pesquisá-lo.
Etapa II - Selecione o Evento.
Etapa III - Clique em Pesquisar.
Etapa IV - Clique em Imprimir Recibo.