Como gerar as Contas a Pagar
- Acesse o menu Cadastros, opção Históricos.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Históricos.
Etapa I - Insira o Código do Histórico.
Etapa II - Insira uma Descrição.
Etapa III - Grave.
- Para visualizar os históricos cadastrados, siga a Etapa abaixo.
Etapa IV - Clique sobre a lupa à frente do campo Código.
- Serão exibidos todos os Históricos cadastrados, conforme a imagem abaixo.
Cadastro das Contas a Pagar
- Acesse o menu Cadastros, opção Contas a Pagar, item Fornecedor / Compromissos.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro das Contas a Pagar.
Etapa V - Neste quadro, preencha todos os campos necessários.
Etapa VI - Grave.
Pagamentos Fixos
- Acesse o menu Cadastros, opção Contas a Pagar, item Fixas no Mês.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração necessária.
Etapa VII - Insira o Código do Fornecedor ou clique na lupa a frente para pesquisá-lo.
Etapa VIII - Insira o Número do Documento, o Dia do Vencimento, o Valor a Pagar e, caso seja necessário, uma Observação.
Etapa IX - Grave.
Pagamentos Programados
- Acesse o menu Cadastros, opção Contas a Pagar, item Programadas.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração necessária.
Etapa X - Clique sobre a aba Lançamentos.
Etapa XI - Preencher os dados do quadro denominado Dados do Compromisso.
Etapa XII - Insira a Data de Vencimento e o Valor de cada Parcela.
Etapa XIII - Clique sobre a opção Incluir.
Etapa XIV - Grave.
Gerar Lançamentos - FIXOS E PROGRAMADOS
- Acesse o menu Movimentos, opção Gerar Contas a Pagar.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá Gerar o Movimento.
Etapa XV - Insira o Mês e o Ano Base.
Etapa XVI - Clicar em Gerar Movimento.
Lançamentos Manuais
- Acesse o menu Lançamentos, opção Contas a Pagar.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento das Contas a Pagar.
Etapa XVII - Preencha todos os dados necessários.
Etapa XVIII - Grave.
Atenção: A baixa deste pagamento não deve ser realizada depois das configurações das etapas acima. Desta forma, acompanhe as demais etapas para estar apto a realizar este processo corretamente.
Como gerar as Contas a Receber
- Acesse o menu Cadastros, opção Empresas.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Empresas.
Etapa I - Preencha todos os campos com os Dados da Empresa.
Etapa II - Clique sobre a aba Dados Complementares.
Etapa III - Insira o dia de Vencimento do Recibo.
Etapa IV - Preencha os campos do quadro denominado Contrato de Prestação de Serviço.
Etapa V - Grave.
Contas a Receber (Fixas)
- Acesse o menu Cadastros, opção Contas a Receber, item Fixas.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro das Contas a Receber.
Etapa VI - Insira o código da Empresa.
Etapa VII - Para cada histórico cadastrado, insira o código do Histórico, selecione o Tipo e informe o Valor / Qtde.
Etapa VIII - Grave.
Contas a Receber (Programadas)
- Acesse o menu Cadastros, opção Contas a Receber, item Programadas.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro.
Etapa IX - Insira o Ano Base e o código da Empresa.
Etapa X - Insira o código de cada Histórico.
Etapa XI - Insira o mês e o ano Base, além do Valor.
Etapa XII - Grave.
Gerar Lançamentos – FIXOS E PROGRAMADOS
- Acesse o menu Movimentos, opção Gerar Contas a Receber.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá Gerar o Movimento.
Etapa XIII - Selecione a opção Geral e insira o código da Empresa Inicial e Final, ou selecione a opção Lote.
Etapa XIV - Insira o Mês e o Ano Base, além da data de Vencimento.
Etapa XV - Clicar sobre a opção Gerar Movimento.
Lançamentos Manuais
- Acesse o menu Lançamentos, opção Requisições / Recibos, item Lançamento Normal.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento.
Etapa XVI - Insira o código da Empresa ou clique na lupa à frente para pesquisá-lo.
Etapa XVII - Informe o código do Histórico e, caso seja necessário, insira um Complemento.
Etapa XVIII - Grave.
Como baixar as Contas a Pagar e a Receber
- Acesse o menu Lançamentos, opção Caixa Geral.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a baixa, que pode ser total ou parcial.
CONTAS A RECEBER - LANÇAR A BAIXA DO VALOR TOTAL
Etapa I - Insira a data de recebimento.
Etapa II - Selecione a opção "Entrada", que se refere à entrada de dinheiro no caixa.
Etapa III - Insira o Mês e o Ano Base, além do código da Empresa.
Etapa IV - Para lançar o recebimento do Valor Total, selecione a opção "Geral".
Etapa V - Insira a Data de Vencimento.
Etapa VI - Grave.
CONTAS A RECEBER - LANÇAR A BAIXA DO VALOR PARCIAL
Etapa I - Insira a data de recebimento.
Etapa II - Selecione a opção "Entrada", que se refere à entrada de dinheiro no caixa.
Etapa III - Insira o Mês e o Ano Base, além do código da Empresa.
Etapa IV - Para lançar o recebimento do Valor Total, selecione a opção "Histórico".
Etapa V - Insira a Data de Vencimento.
Etapa VI - Grave.
CONTAS A PAGAR - LANÇAR BAIXA
Etapa I - Insira a data de recebimento.
Etapa II - Selecione a opção "Entrada", que se refere à entrada de dinheiro no caixa.
Etapa III - Insira o Mês e o Ano Base.
Etapa IV - Selecione a opção "Sim" no campo "Baixa Cta Pagar" (referente à saída de dinheiro do caixa).
Etapa V - Insira a data de Vencimento e o código do Fornecedor.
Etapa VI - Insira o Valor.
Etapa VII - Grave.
Pesquisa e Impressão de Requisições / Recibos
- Acesse o menu Pesquisas, item Pesquisa Avançada Requisições / Recibos.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a pesquisa.
Etapa I - Insira o código da empresa
Obs.: No campo destacado de vermelho serão exibidos todos os lançamentos realizados.
- Acesse o menu Relatórios, opção Requisições/Recibos, item Requisições / Recibos.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a impressão.
Etapa I - Selecione a opção Geral e insira o código da Empresa Inicial e da Empresa Final, ou selecione a opção Lote.
Etapa II - Clique sobre a opção Imprimir.