Cadastro de Empresas
- Acesse o menu Cadastros, opção Empresas.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro da Empresa.
Etapa I - Para importar os dados da Empresa de forma automática, clique sobre esta opção.
Etapa II - Caso não queira realizar a importação automática, preencha todos os campos necessários, com os dados da Empresa.

Etapa III - Clique sobre a aba Dados de Registro.
Etapa IV - Preencha as informações deste quadro.
Etapa V - Grave.
Cadastro de Históricos
- Acesse o menu Cadastros, opção Históricos.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Históricos.
Obs.: os históricos são separados por Caixa e Banco, com numerações específicas para cada um.
Etapa I - Históricos Caixa: para cadastrar históricos de Entrada no Caixa, a numeração será de
001 a 199. Para históricos de saída, será
de
200 a 399.
Etapa II - Históricos Bancos: para cadastrar históricos de Bancos, a numeração será de
400 a 499. Para históricos de Créditos, será de
500 a 699. Para os Débito, será de
700 a 899.
Obs.: antes de cadastrar qualquer tipo de histórico, é recomendado realizar a busca antecipada da última numeração utilizada, em cada grupo de histórico, e utilizar a próxima numeração.
Etapa III - Insira o Código do Histórico e, em seguida, insira a Descrição.
Etapa IV - Grave.
Cadastro de Responsáveis
- Acesse o menu Cadastros, opção Responsáveis.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Responsáveis.
Etapa I - Preencha todos os campos do quadro com as informações do Responsável.
Etapa II - Grave.
Como lançar o Saldo Inicial | Livro Caixa e Banco
- Acesse o menu Lançamentos, item Lançamento Saldo Inicial.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento do Saldo Inicial.
Etapa I - Insira o valor saldo do Caixa.
Etapa II - Insira o código de cadastro do Banco ou clique sobre a lupa a frente para pesquisá-lo.
Etapa III - Insira o valor do Saldo e selecione Débito ou Crédito no campo seguinte.
Etapa IV - Grave.
Como realizar Lançamentos no Livro Caixa
- Acesse o menu Lançamento, opção Lançamento Caixa.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento do Livro Caixa.
Etapa I - Insira o Dia do Lançamento.
Etapa II - Insira o Código do Histórico e, se necessário, o Histórico do Banco.
Etapa III - Selecione o Tipo de Documento e insira o Número do Documento, além do CPF ou CNPJ do Participante.
Etapa IV - Insira o Valor.
Etapa V - Grave.
Como transferir o Saldo de um Exercício para Outro
- Acesse o menu Lançamentos, opção Transferência de Saldo Anual.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a transferência do Saldo Anual.
Etapa I - Marque a opção Geral para inserir a Empresa Inicial e a Empresa Final ou marque a opção Lote para digitar o Lote das Empresas.
Etapa II - Clique sobre esta opção para Transportar o Saldo.