Como gerenciar o Livro Caixa | Banco (25-001)

09 de agosto de 2017 • 13 min de leitura

Cadastro de Empresas

Cadastro de Históricos

Cadastro de Responsáveis

Como lançar o Saldo Inicial | Livro Caixa e Banco

Como realizar Lançamentos no Livro Caixa

Como transferir o Saldo de um Exercício para Outro

Cadastro de Empresas

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Empresas.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro da Empresa.
Etapa I - Para importar os dados da Empresa de forma automática, clique sobre esta opção.
Etapa II - Caso não queira realizar a importação automática, preencha todos os campos necessários, com os dados da Empresa.
Etapa III - Clique sobre a aba Dados de Registro.
Etapa IV - Preencha as informações deste quadro.
Etapa V - Grave.

Cadastro de Históricos

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Históricos.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Históricos.
    Obs.: os históricos são separados por Caixa e Banco, com numerações específicas para cada um.
Etapa I - Históricos Caixa: para cadastrar históricos de Entrada no Caixa, a numeração será de 001 a 199. Para históricos de saída, será de 200 a 399.
Etapa II  - Históricos Bancos: para cadastrar históricos de Bancos, a numeração será de 400 a 499. Para históricos de Créditos, será de 500 a 699. Para os Débito, será de 700 a 899.
Obs.: antes de cadastrar qualquer tipo de histórico, é recomendado realizar a busca antecipada da última numeração utilizada, em cada grupo de histórico, e utilizar a próxima numeração.
Etapa III - Insira o Código do Histórico e, em seguida, insira a Descrição.
Etapa IV - Grave.

Cadastro de Responsáveis

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Responsáveis.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Responsáveis.
Etapa I - Preencha todos os campos do quadro com as informações do Responsável.
Etapa II - Grave.

Como lançar o Saldo Inicial | Livro Caixa e Banco

 
  • Acesse o menu Lançamentos, item Lançamento Saldo Inicial.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento do Saldo Inicial.
Etapa I - Insira o valor saldo do Caixa.
Etapa II - Insira o código de cadastro do Banco ou clique sobre a lupa a frente para pesquisá-lo.
Etapa III - Insira o valor do Saldo e selecione Débito ou Crédito no campo seguinte.
Etapa IV - Grave.

Como realizar Lançamentos no Livro Caixa

 
  • Acesse o menu Lançamento, opção Lançamento Caixa.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento do Livro Caixa.
Etapa I - Insira o Dia do Lançamento.
Etapa II - Insira o Código do Histórico e, se necessário, o Histórico do Banco.
Etapa III - Selecione o Tipo de Documento e insira o Número do Documento, além do CPF ou CNPJ do Participante.
Etapa IV - Insira o Valor.
Etapa V - Grave.
 

Como transferir o Saldo de um Exercício para Outro

 
  • Acesse o menu Lançamentos, opção Transferência de Saldo Anual.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a transferência do Saldo Anual.
Etapa I - Marque a opção Geral para inserir a Empresa Inicial e a Empresa Final ou marque a opção Lote para digitar o Lote das Empresas.
Etapa II - Clique sobre esta opção para Transportar o Saldo.