Como gerenciar o sistema NetNFC-e (49-005)

29 de março de 2017 • 34 min de leitura

Cadastro de Emitentes

Cadastro de Clientes

Cadastro de Vendedores

Cadastro de Fornecedores

Cadastro de C.F.O.

Cadastro de Cartões

Cadastro de Impressoras

Cadastro de Usuários

Cadastro de Produtos

Lançamento de Vendas

Como gerenciar o PDV

Como inutilizar uma Numeração

Cadastro de Emitentes

 
  • Acesse o menu Início.
Etapa I - Clique sobre a opção Emitente, no grupo AÇÕES RÁPIDAS.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro do Emitente.
Etapa II - Clique sobre esta opção para importar automaticamente os Dados do CNPJ, ou siga a próxima Etapa.
Etapa III - Preencha manualmente todos os campos deste quadro.
Etapa IV - Clique sobre esta opção para incluir uma Logo.
Etapa V - Clique sobre a aba Configurações Adicionais.
Etapa VI - Configure todos os campos desta aba. Selecione o Tipo de Emissão, marque os campos necessários no quadro "Configurações para Lançamento", insira o Número da NFC-e ou SAT. Se for realizar o controle de estoque, marque os campos necessários no quadro correspondente.
Etapa VII - Caso utilize Balança no caixa, configure estas abas.
Etapa VIII - Clique sobre a aba Configurações do Terminal.
Etapa IX - Configure todos os campos desta aba.
Etapa X - Clique sobre a aba Configurações de Tributação e configure todos os campos existentes nela.
Etapa XI - Clique sobre a aba Informações do Certificado Digital.
Etapa XII - Clique sobre a opção Administrar Certificado Digital.
Etapa XIII - Clique sobre a opção Selecionar Certificado.
Etapa XIV - Clique sobre o Certificado desejado.
Etapa XV - Clique em OK.
Etapa XVI - Insira o Token e o CSC.
Etapa XVII - Grave.
Etapa XVIII - Clique sobre a aba Configurações de E-mail e preencha todos os campos existentes nela.
Etapa XIX - Grave.

Cadastro de Clientes

 
  • Acesse o menu Início.
Etapa I - Clique sobre a opção Clientes, no grupo AÇÕES RÁPIDAS.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Clientes.
Etapa II - Clique sobre a opção Importar Dados CNPJ para realizar o preenchimento automático de todos os campos, ou siga a próxima Etapa.
Etapa III - Preencha todos os campos manualmente.
Etapa IV - Grave.

Cadastro de Vendedores

 
  • Acesse o menu Cadastros.
Etapa I - Clique sobre a opção Vendedores.
Etapa II - Preencha todos os campos deste quadro.
Etapa III - Grave.

Cadastro de Fornecedores

 
  • Acesse o menu Cadastros.
Etapa I - Clique sobre a opção Fornecedores.
Etapa II - Clique sobre esta opção para Importar os Dados do CNPJ automaticamente, ou siga a próxima Etapa.
Etapa III - Preencha todos os campos deste quadro manualmente.
Etapa IV - Se a empresa for Optante pelo Simples Nacional, marque esta opção.
Etapa V - Grave.

Cadastro de C.F.O.

 
  • Acesse o menu Cadastros.
Etapa I - Clique sobre a opção C.F.O.
Etapa II - Insira o C.F.O.
Etapa III - Insira a Descrição.
Etapa IV - Quando necessário, insira observações.
Etapa V - Grave.

Cadastro de Cartões

 
  • Acesse o menu Cadastros.
Etapa I - Clique sobre a opção Cartões.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Cartões.
Etapa II - Insira a Descrição.
Etapa III - Selecione o Tipo.
Etapa IV - Informe a porcentagem da Tarifa.
Etapa V - Grave.

Cadastro de Impressoras

 
  • Acesse o menu Cadastros.
Etapa I - Clique sobre a opção Impressoras
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração de Impressoras.
Etapa II - Realize as configurações do quadro.
Etapa III - Clique sobre esta opção, se quiser Testar o Acionamento da Gaveta.
Etapa IV - Clique sobre esta opção, se quiser Testar as Configurações.
Etapa V - Grave.

Cadastro de Usuários

 
  • Acesse o menu Cadastros.
Etapa I - Clique sobre a opção Usuários.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Usuários.
Etapa II - Clique em Novo.
Etapa III - Insira o Nome, o Usuário e a Senha.
Etapa IV - Selecione o Tipo, podendo ser:
  • ADMINISTRADOR: o usuário terá acesso a todos os módulos do sistema;
  • CAIXA: o usuário terá acesso somente ao módulo PDV;
  • OUTROS: será habilitada a aba Permissões. Sendo assim, siga as Etapas abaixo.
Etapa V - Clique sobre a aba Permissões.
Etapa VI - Marque apenas os módulos que o usuário poderá acessar e se ele poderá Gravar, Excluir e/ou Acessar.
Etapa VII - Grave.

Cadastro de Produtos

 
  • Acesse o menu Início.
Etapa I - Clique sobre a opção Produtos, no grupo AÇÕES RÁPIDAS.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Produtos.
Etapa II - Preencha todos os campos desta aba com os Dados cadastrais do Produto.
Etapa III - Clique sobre a aba Informações Tributárias.
Etapa IV - Preencha os campos com os dados referentes ao ICMS ou ao ISSQN.
Etapa V - Nestes quadros, selecione o CST e informe as alíquotas para o PIS e o COFINS.
Etapa VI - Clique sobre a aba Dados de Compra.
Etapa VII - Preencha os campos com as informações referentes à Compra do Produto, para que o sistema realize o controle do estoque.
Etapa VIII - Grave.

Lançamento de Vendas

 
  • Acesse o menu Início.
Etapa I - Clique sobre a opção Vendas, no grupo LANÇAMENTOS.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento de Vendas.
Etapa II - Para filtrar o que deseja visualizar na tabela ao lado, selecione o Status correspondente.
Etapa III - Clique sobre a opção Novo.
Etapa IV - Quando necessário, insira o CNPJ do Cliente.
Etapa V - Selecione o Vendedor.
Etapa VI - Informe o Código do Produto e a Quantidade.
Etapa VII - Clique sobre a opção Adicionar.
 
Etapa VIII - Clique sobre a aba Totais.
Etapa IX - Selecione a opção desejada no campo Presença do Consumidor.
Etapa X - Utilize este campo para incluir Descontos, se for necessário.
Etapa XI - Clique sobre a aba Pagamentos.
Etapa XII - Insira as informações de pagamento.
Etapa XIII - Grave.

Como gerenciar o PDV

 
  • Acesse o menu Início.
Etapa I - Clique sobre a opção PDV, no grupo LANÇAMENTOS.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a venda pelo PDV.
Etapa II - O grupo destacado de vermelho exibe as funções de atalho que podem ser utilizadas. Clique sobre a tecla F4 para incluir a quantidade do produto.
Etapa III - Insira a quantidade e tecle Enter.
Etapa IV - Insira o código do produto ou tecle F2 para pesquisá-lo e tecle Enter.
  • Note que o produto lançado será exibido nesta tabela, destacada de vermelho na imagem abaixo.
  • Após a inclusão do primeiro produto será questionado se deseja informar o CPF na nota. Se for incluir, clique em "Sim" e siga as Etapas abaixo.
Etapa V - Insira o CNPJ manualmente ou utilize alguma das funções de pesquisa.
Etapa VI - Clique sobre esta opção ou tecle F10 para Confirmar.
  • Após terminar o lançamento dos produtos, tecle F10 para finalizar a venda.
Etapa VII - Selecione o Tipo de Pagamento.
Etapa VIII - Selecione a Forma de Pagamento.
Etapa IX - Insira o Valor.
Etapa X - Clique em Incluir.
Etapa XI - Clique sobre esta opção ou tecle F10 para Confirmar.
  • Após concluir o processo, o documento será gerenciado junto ao SEFAZ.
 

Como inutilizar uma Numeração

 
  • Acesse o menu Início.
Etapa I - Clique sobre a opção Inutilizar, no grupo LANÇAMENTOS.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a Inutilização de Numerações.
Etapa II - Clique sobre a opção Selecionar Numeração.
Etapa III - Clique duplamente sobre a numeração de NFC-e que será inutilizada.
Etapa IV - Clique sobre esta opção para Selecionar Todos.
Etapa V - Clique sobre a opção Finalizar Seleção.
Etapa VI - Insira a Justificativa.
Etapa VII - Clique sobre a opção Inutilizar Numeração.
  • No quadro abaixo serão exibidas as numerações inutilizadas.

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