Cadastro de Emitentes
Etapa I - Clique sobre a opção Emitente, no grupo AÇÕES RÁPIDAS.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro do Emitente.
Etapa II - Clique sobre esta opção para importar automaticamente os Dados do CNPJ, ou siga a próxima Etapa.
Etapa III - Preencha manualmente todos os campos deste quadro.
Etapa IV - Clique sobre esta opção para incluir uma Logo.
Etapa V - Clique sobre a aba Configurações Adicionais.
Etapa VI - Configure todos os campos desta aba. Selecione o Tipo de Emissão, marque os campos necessários no quadro "Configurações para Lançamento", insira o Número da NFC-e ou SAT. Se for realizar o controle de estoque, marque os campos necessários no quadro correspondente.
Etapa VII - Caso utilize Balança no caixa, configure estas abas.
Etapa VIII - Clique sobre a aba Configurações do Terminal.
Etapa IX - Configure todos os campos desta aba.
Etapa X - Clique sobre a aba Configurações de Tributação e configure todos os campos existentes nela.
Etapa XI - Clique sobre a aba Informações do Certificado Digital.
Etapa XII - Clique sobre a opção Administrar Certificado Digital.
Etapa XIII - Clique sobre a opção Selecionar Certificado.
Etapa XIV - Clique sobre o Certificado desejado.
Etapa XV - Clique em OK.
Etapa XVI - Insira o Token e o CSC.
Etapa XVII - Grave.
Etapa XVIII - Clique sobre a aba Configurações de E-mail e preencha todos os campos existentes nela.
Etapa XIX - Grave.
Cadastro de Clientes
Etapa I - Clique sobre a opção Clientes, no grupo AÇÕES RÁPIDAS.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Clientes.
Etapa II - Clique sobre a opção Importar Dados CNPJ para realizar o preenchimento automático de todos os campos, ou siga a próxima Etapa.
Etapa III - Preencha todos os campos manualmente.
Etapa IV - Grave.
Cadastro de Vendedores
Etapa I - Clique sobre a opção Vendedores.
Etapa II - Preencha todos os campos deste quadro.
Etapa III - Grave.
Cadastro de Fornecedores
Etapa I - Clique sobre a opção Fornecedores.
Etapa II - Clique sobre esta opção para Importar os Dados do CNPJ automaticamente, ou siga a próxima Etapa.
Etapa III - Preencha todos os campos deste quadro manualmente.
Etapa IV - Se a empresa for Optante pelo Simples Nacional, marque esta opção.
Etapa V - Grave.
Cadastro de C.F.O.
Etapa I - Clique sobre a opção C.F.O.
Etapa II - Insira o C.F.O.
Etapa III - Insira a Descrição.
Etapa IV - Quando necessário, insira observações.
Etapa V - Grave.
Cadastro de Cartões

Etapa I - Clique sobre a opção Cartões.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Cartões.
Etapa II - Insira a Descrição.
Etapa III - Selecione o Tipo.
Etapa IV - Informe a porcentagem da Tarifa.
Etapa V - Grave.
Cadastro de Impressoras
Etapa I - Clique sobre a opção Impressoras
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a configuração de Impressoras.
Etapa II - Realize as configurações do quadro.
Etapa III - Clique sobre esta opção, se quiser Testar o Acionamento da Gaveta.
Etapa IV - Clique sobre esta opção, se quiser Testar as Configurações.
Etapa V - Grave.
Cadastro de Usuários
Etapa I - Clique sobre a opção Usuários.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Usuários.
Etapa II - Clique em Novo.
Etapa III - Insira o Nome, o Usuário e a Senha.
Etapa IV - Selecione o Tipo, podendo ser:
- ADMINISTRADOR: o usuário terá acesso a todos os módulos do sistema;
- CAIXA: o usuário terá acesso somente ao módulo PDV;
- OUTROS: será habilitada a aba Permissões. Sendo assim, siga as Etapas abaixo.
Etapa V - Clique sobre a aba Permissões.
Etapa VI - Marque apenas os módulos que o usuário poderá acessar e se ele poderá Gravar, Excluir e/ou Acessar.
Etapa VII - Grave.
Cadastro de Produtos
Etapa I - Clique sobre a opção Produtos, no grupo AÇÕES RÁPIDAS.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro de Produtos.
Etapa II - Preencha todos os campos desta aba com os Dados cadastrais do Produto.
Etapa III - Clique sobre a aba Informações Tributárias.
Etapa IV - Preencha os campos com os dados referentes ao ICMS ou ao ISSQN.
Etapa V - Nestes quadros, selecione o CST e informe as alíquotas para o PIS e o COFINS.
Etapa VI - Clique sobre a aba Dados de Compra.
Etapa VII - Preencha os campos com as informações referentes à Compra do Produto, para que o sistema realize o controle do estoque.
Etapa VIII - Grave.
Lançamento de Vendas
Etapa I - Clique sobre a opção Vendas, no grupo LANÇAMENTOS.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Lançamento de Vendas.
Etapa II - Para filtrar o que deseja visualizar na tabela ao lado, selecione o Status correspondente.
Etapa III - Clique sobre a opção Novo.
Etapa IV - Quando necessário, insira o CNPJ do Cliente.
Etapa V - Selecione o Vendedor.
Etapa VI - Informe o Código do Produto e a Quantidade.
Etapa VII - Clique sobre a opção Adicionar.
Etapa VIII - Clique sobre a aba Totais.
Etapa IX - Selecione a opção desejada no campo Presença do Consumidor.
Etapa X - Utilize este campo para incluir Descontos, se for necessário.
Etapa XI - Clique sobre a aba Pagamentos.
Etapa XII - Insira as informações de pagamento.
Etapa XIII - Grave.
Como gerenciar o PDV
Etapa I - Clique sobre a opção PDV, no grupo LANÇAMENTOS.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a venda pelo PDV.
Etapa II - O grupo destacado de vermelho exibe as funções de atalho que podem ser utilizadas. Clique sobre a tecla F4 para incluir a quantidade do produto.
Etapa III - Insira a quantidade e tecle Enter.
Etapa IV - Insira o código do produto ou tecle F2 para pesquisá-lo e tecle Enter.
- Note que o produto lançado será exibido nesta tabela, destacada de vermelho na imagem abaixo.
- Após a inclusão do primeiro produto será questionado se deseja informar o CPF na nota. Se for incluir, clique em "Sim" e siga as Etapas abaixo.
Etapa V - Insira o CNPJ manualmente ou utilize alguma das funções de pesquisa.
Etapa VI - Clique sobre esta opção ou tecle F10 para Confirmar.
- Após terminar o lançamento dos produtos, tecle F10 para finalizar a venda.
Etapa VII - Selecione o Tipo de Pagamento.
Etapa VIII - Selecione a Forma de Pagamento.
Etapa IX - Insira o Valor.
Etapa X - Clique em Incluir.
Etapa XI - Clique sobre esta opção ou tecle F10 para Confirmar.
- Após concluir o processo, o documento será gerenciado junto ao SEFAZ.
Como inutilizar uma Numeração
Etapa I - Clique sobre a opção Inutilizar, no grupo LANÇAMENTOS.
- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a Inutilização de Numerações.
Etapa II - Clique sobre a opção Selecionar Numeração.
Etapa III - Clique duplamente sobre a numeração de NFC-e que será inutilizada.
Etapa IV - Clique sobre esta opção para Selecionar Todos.
Etapa V - Clique sobre a opção Finalizar Seleção.
Etapa VI - Insira a Justificativa.
Etapa VII - Clique sobre a opção Inutilizar Numeração.
- No quadro abaixo serão exibidas as numerações inutilizadas.
