Como realizar Cadastros (20-002)

14 de dezembro de 2022 • 33 min de leitura

Cadastro de Clientes e Fornecedores

Cadastro de Centros de Custo

Como realizar Novo Registro de Categoria

Cadastro de Contas de Movimento

Cadastro de Cedentes

Cadastro de Formas de Pagamento

Cadastro de Clientes e Fornecedores

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Clientes e Fornecedores.
  • Será exibida a tela que lhe permitirá Cadastrar Novo Cliente e Fornecedor.
Etapa I – Clique em Adicionar.
Etapa II – Insira o CNPJ ou o CPF para cadastro e clique na lupa para buscar as informações automaticamente.
Etapa III – Insira a Razão Social ou o Nome do Cliente/Fornecedor.
Etapa IV – Selecione a Situação: Ativo ou Inativo.
Etapa V – Preencha o Nome Fantasia.
Etapa VI – Indique a Inscrição Estadual.
Etapa VII – Selecione o Tipo do cadastro: Cliente, Fornecedor ou Cliente/Fornecedor.
Etapa VIII – Preencha os dados de contato.
Etapa IX – Clique nesta opção para adicionar Endereços.
Etapa X – Insira neste campo o Identificador do Endereço que será cadastrado. Ex.: casa, empresa, trabalho etc.
Etapa XI – Insira o CEP do endereço que será cadastrado e clique na lupa para buscar as informações automaticamente.
Etapa XII – Preencha os campos que ficarem em branco.
Etapa XIII – Marque este campo caso o endereço cadastrado for o endereço principal.
Etapa XIV – Clique em Adicionar.
Obs.: É possível cadastrar mais de um endereço para o mesmo Cliente/Fornecedor.
Etapa XV – Novamente na tela Cadastrar Novo Cliente e Fornecedor, clique na lupa para pesquisar e selecionar uma Categoria.
Etapa XVI – No quadro Dados Financeiros, preencha o Score de Crédito.
Etapa XVII – Clique aqui para selecionar a Data da Última Consulta.
Etapa XVIII – Preencha o valor de Limite de Crédito.
Etapa XIX – Caso tenha Observações, descreva-as neste campo.
Etapa XX – Marque esta opção caso deseje que as Observações descritas sejam incluídas no recibo.
Etapa XXI – Marque esta opção caso deseje que as Observações descritas sejam incluídas no boleto.
Etapa XXII – Clique em Salvar.
 

Cadastro de Centros de Custo

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Centros de Custo.
  • Será exibido o módulo que lhe permitirá cadastrar Centros de Custo.
Etapa I – Clique em Adicionar.
Etapa II – Insira o nome Centro de Custo.
Etapa III – Clique em Salvar.
 

Como realizar Novo Registro de Categoria

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Categorias.
 
  • Será exibida a tela que lhe permitirá realizar um Novo Registro de Categoria ou, então, editar/excluir um registro existente.
  • Para registrar uma Categoria:
 
 
Etapa I – Aproxime o cursor do nome que deseja editar e clique no ícone azul como mostra a imagem.
Etapa II – Digite o nome da nova Categoria no campo de digitação.
 
Etapa III - Clique aqui para salvar.
 
  • Para editar um registro existente:
 
 
Etapa IV – Aproxime o cursor do nome que deseja editar e clique no ícone como mostra a imagem.
Etapa V – Faça a edição necessária.
Etapa VI – Clique no ícone para salvar.
 
  • Para excluir um registro existente:
 
Etapa VII – Aproxime o cursor do nome que deseja excluir e clique no "X" como mostra a imagem.
 
Etapa VIII – Confira a operação e clique em OK para excluir a Categoria. Atenção! Essa ação não pode ser desfeita.
 

Cadastro de Contas de Movimento

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Contas de Movimento.
 
  • Será exibida a tela que lhe permitirá administrar as Contas de Movimento.
 
Etapa I – Clique em Adicionar.
Etapa II – Na tela Cadastrar Nova Conta de Movimento, preencha as informações de cadastro.
Etapa III – Marque esta opção caso o cadastro seja da Conta Padrão para Despesas.
Etapa IV – Marque esta opção caso o cadastro seja da Conta Padrão para Receitas.
Etapa V – Use a lupa para buscar e selecionar a Conta Contábil para integração.
Etapa VI – Marque esta opção para indicar se a Nova Conta de Movimento é uma Conta Bancária. Caso não seja, vá para a Etapa XX.
Etapa VII – Caso a Nova Conta de Movimento seja uma Conta Bancária, preencha as informações do Banco/Caixa.
Etapa VIII – Marque esta opção para Habilitar a Emissão de Boletos.
 
  • Serão habilitados os campos para preenchimento das informações de boleto.
Etapa IX – Preencha os campos com os Dados da Carteira/Convênio.
 
  • Role a página para acessar o quadro Tipo de Transmissão/Registro.
Observação:
  • Na opção Registro Instantâneo, o preenchimento dos dados, a geração do arquivo remessa, o envio para o banco e a validação no sistema são feitos de maneira automática e instantânea.
  • Na opção Manual, é preciso enviar manualmente o arquivo de remessa para o banco validar o boleto e aguardar a liberação para dar baixa no boleto.
Etapa X – Marque esta opção se o banco informado em Conta Bancária permitir a opção Registro Instantâneo para a transmissão de boletos.
Etapa XI – Marque esta opção se desejar processar manualmente a transmissão de boletos.
Atenção! Alguns bancos não oferecem o Registro Instantâneo, nesses casos, os campos do quadro Tipo de Transmissão/Registro estarão automaticamente desabilitados.
Etapa XII – Se for necessário, clique em Ajuda para ler informações detalhadas e saber como proceder em cada caso.
Etapa XIII – Se esta for a sua escolha, preencha os Dados para o Registro Instantâneo.
Etapa XIV – Use a lupa para pesquisar e selecionar o Código Cedente.
Etapa XV – Preencha as informações que não foram preenchidas automaticamente.
 
  • Role a página para acessar os quadros Dados para Remessa e Configurações Padrão.
 
Etapa XVI – No quadro Dados para Remessa, marque esta opção para utilizar o Nosso Número Atual.
Etapa XVII – Marque esta opção para utilizar o Número de Remessa Atual.
Etapa XVIII – Especifique o Ambiente.
Etapa XIX – Especifique o Layout CNAB.
Etapa XX – Preencha os campos de identificação da remessa.
Etapa XXI – No quadro Configurações Padrão, indique a porcentagem de cálculo do valor da Multa.
Etapa XXII – Indique a porcentagem de cálculo do valor de Juros.
Etapa XXIII – Selecione a Periodicidade para o cálculo de Multa e Juros.
Etapa XXIV – Marque esta opção para permitir o pagamento do boleto mesmo após o vencimento.
Etapa XXV – Preencha em dias o prazo para pagamento do boleto após o vencimento.
Etapa XXVI – Caso haja a possibilidade de Desconto, indique qual a forma de cálculo.
Etapa XXVII – Preencha com o Valor em Reais ou, então com o Percentual de cálculo do desconto.
Etapa XXVIII – Se for preciso, escreva as Instruções para cálculo juros e/ou desconto neste campo.
Etapa XXIX – Clique em Salvar.

Cadastro de Cedentes

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Cedentes.
  • Será exibida a tela que lhe permitirá cadastrar e administrar Cedentes.
Etapa I – Clique em Adicionar.
Etapa II – Na tela Cadastrar Novo Cedente, preencha as informações de cadastro.
Etapa III – No quadro Dados do Certificado, clique aqui para pesquisar e selecionar o arquivo do certificado digital.
Etapa IV – Insira a senha do certificado digital.
Etapa V – Clique em + Validar Senha.
Etapa VI – Confira os dados que foram preenchidos automaticamente.
Etapa VII – Clique em Salvar.
 

Cadastro de Formas de Pagamento

 
  • Acesse o menu Cadastros, opção Formas de Pagamento.
  • Será exibida a tela que lhe permitirá cadastrar e administrar as Formas de Pagamento.
Etapa I – Clique em Adicionar.
Etapa II – Insira aqui um nome para a Forma de Pagamento.
Etapa III – Clica aqui para pesquisar e selecionar a Conta de Movimento.
Etapa IV – Insira os Dias para Efetivação do pagamento.
Etapa V – Clique em Salvar.