Cópias de Segurança | Netspeed (9900004)

05 de maio de 2020 • 25 min de leitura

Sobre a Cópia de Segurança Geral

Quando deve ser gerada uma Cópia de Segurança Geral

Como gerar uma Cópia de Segurança Geral

Quando deve ser restaurada uma Cópia de Segurança Geral

O que acontece quando é restaurada uma Cópia de Segurança Geral

Como restaurar uma Cópia de Segurança Geral

Sobre a Cópia de Segurança Individual

Sobre a Cópia de Segurança Geral

 
  • A cópia de segurança geral consiste em um arquivo de segurança gerado dentro dos sistemas Netspeed, de maneira manual, no qual são armazenadas todas as informações contidas naquele sistema em que foi gerado (Folha de pagamento, Escrita fiscal, Contabilidade etc.), referentes tanto à parte cadastral quanto aos lançamentos de todas as empresas e períodos;
  • Efetuar uma cópia de segurança (Backup) dos seus sistemas é um procedimento simples e que ajuda muito em um plano de recuperação de dados, caso ocorra algum incidente.

Quando deve ser gerada uma Cópia de Segurança Geral

 
Sugerimos que seja realizada em todos os sistemas, ao menos uma vez por dia ou quando estes forem utilizados, exceto nestes casos citados abaixo:
• Clientes que possuam o sistema NetBackup, contratado em seu Pacote, não precisam realizar a cópia de segurança, pois este sistema pode realizar mais de um backup por dia, de forma automática, enviando o arquivo on-line para um servidor de armazenamento, sem nem mesmo precisar que algum sistema seja fechado;
• O mesmo também vale para clientes do serviço NetCloud, que possuem toda a tecnologia e segurança oferecidas pelo serviço, não sendo necessário se preocupar com cópias de segurança por motivos de precaução dos dados;

Observações importantes:

  1. Caso o cliente não possua o sistema NetBackup e não desfrute dos benefícios do NetCloud, para sua maior segurança, se faz necessária uma rotina de cópias de segurança gerais, manuais, devido à quantidade de ameaças existentes, hoje, no mundo virtual, além de problemas técnicos (hardware) que, com uma simples oscilação de energia, podem danificar os discos dos servidores locais, levando à perda de tudo o que há armazenado neles;
  2. Então, conclui-se que, para que se tenha formas de reaver seus dados, dentro dos sistemas Netspeed, em meio a algum acidente por infecção de vírus ou falha física (hardware) ou devido aos riscos a que estamos expostos no cotidiano, seja por invasões, ataques por ransomware, danificações no HD e as mais diversas falhas às quais, porventura, as máquinas estão suscetíveis, sejam realizados backups diários, ou ao menos semanalmente, de cada sistema.

Como gerar uma Cópia de Segurança Geral

 
  • Para efetuar a cópia, será necessário que todos os usuários fechem todos os sistemas (mesmo que não seja o sistema no qual está sendo gerada a cópia, pois os sistemas trocam informações entre si, por meio de bancos de dados).
  • Vale ressaltar que é necessário realizar este processo de formal manual, dentro de cada sistema; pois, após gerar uma cópia de segurança geral do Folha de Pagamento, por exemplo, neste arquivo constarão somente as informações do sistema Folha de Pagamento. Sendo assim, será preciso repetir o processo de geração em todos os sistemas (Escrita Fiscal, Contabilidade etc.) nos quais deseja-se obter um arquivo de segurança para
    recuperação futura.
Atenção: O processo de Backup, abaixo explicado, é o mesmo para todos os Sistemas Netspeed.
 
  • Acesse o menu Utilitários, opção Cópia de Segurança, item Efetuar Cópia Geral.
Obs.: No momento em que o backup estiver sendo realizado, nenhum usuário poderá estar utilizando o sistema em questão. Portanto, pode ser que a mensagem abaixo seja exibida.
Etapa I - Clique em "Sim".
Etapa II - Clique sobre a lupa para pesquisar o Local de Destino da Cópia.
Etapa III - Clique sobre a opção Efetuar Cópia. O processo será iniciado e poderá levar alguns minutos.
ATENÇÃO: É sugerido que, após salvar o arquivo de cópia de segurança no computador, faça-se uma cópia (CTRL + C) do arquivo e cole (CTRL + V) em algum dispositivo removível (Pen drive ou HD Externo), ou ainda salvar esta cópia de segurança em algum serviço de sincronização e armazenamento em nuvem (Google Drive, OneDrive, Dropbox etc.); pois, se acontecer, por exemplo, uma descarga elétrica, que danifique o seu equipamento, haverá um arquivo armazenado em outros meios, que poderá ser restaurado em uma nova instalação.
Etapa IV - Clique em OK.
  • Pronto! Os dados serão armazenados em um arquivo compactado, que segue um padrão de nomenclatura para identificar o sistema e a data, com uma extensão .SEG .
Importante: É imprescindível fazer a cópia de segurança em todos os sistemas utilizados. Salve os backups em suas respectivas pastas, no drive escolhido, para uma melhor localização, posteriormente.

Quando deve ser restaurada uma Cópia de Segurança Geral

 
Uma cópia de segurança geral só deve ser restaurada em duas situações:
1. Ao sofrer uma perda de dados, ligada à infecção por vírus, danos no equipamento ou ruptura dos dados, devido a quedas de energia durante o uso do sistema.
2. Ao realizar uma operação equivocada, dentro dos sistemas, na qual, por exemplo, foi excluída uma empresa, que não deveria ter sido excluída, ou qualquer outro processo manual de lançamento, cadastro ou exclusão, que tenha sido realizado equivocadamente e seja necessário retornar ao ponto anterior (que seria a cópia de segurança gerada em uma data específica).
Obs.: Só deverá ser utilizada a restauração de cópias de segurança gerais nestas duas situações. Qualquer outra finalidade empregada ao arquivo de segurança pode acarretar sobreposições de dados irreversíveis, como: usar a cópia de segurança para transportar a base para outra máquina, que é um procedimento pelo qual não nos responsabilizamos, por se tratar de uma restauração inadequada, que pode, até mesmo, acarretar bloqueios indesejados, além de substituir todo o conteúdo do sistema pelo conteúdo da cópia de segurança.

O que acontece quando é restaurada uma Cópia de Segurança Geral

 
Importante: a cópia de segurança geral, conforme já abordado anteriormente, é um arquivo que armazena todos os dados de um sistema específico, presentes até o momento em que foi gerada. Isto é, se trata de uma cópia completa, e não complementar.
  • Tomemos, como exemplo, o seguinte cenário: foi gerada uma cópia de segurança no dia 10/01/2021, do sistema Escrita fiscal, e, no dia 11/01/2021, foi excluída uma empresa, de forma equivocada, dentro desse sistema. Porém, no dia em que foi gerada a cópia, essa empresa ainda estava presente no sistema. Basta, então, restaurar a cópia de segurança gerada no dia 10, para que a empresa, excluída no dia 11, retorne ao sistema.
    Em contrapartida, com relação a tudo o que foi lançado, desde o momento em que a cópia foi gerada (dia 10, às 12h, por exemplo) até o momento em que foi restaurada (dia 11, às 14h, por exemplo), este período do dia 10, às 12h ao dia 11, às 14h, terá de ser reinserido/lançado manualmente no sistema, novamente. Contudo, o que foi feito erroneamente, que seria irreversível sem uma cópia de segurança geral, irá constar no sistema em questão, após restaurada a cópia

Como restaurar uma Cópia de Segurança Geral

 
  •  Para restaurar a cópia, será necessário que todos os usuários fechem todos os sistemas (mesmo que não seja o sistema no qual está sendo restaurada a cópia, pois os sistemas trocam informações entre si, por meio de bancos de dados).
Atenção: O processo, abaixo explicado, é o mesmo para todos os Sistemas Netspeed.
 
  • Acesse o menu Utilitários, opção Cópia de Segurança, item Restaurar Cópia Geral.
Obs.: No momento em que o backup estiver sendo realizado, nenhum usuário poderá estar utilizando o sistema em questão. Portanto, pode ser que a mensagem abaixo seja exibida.
Etapa I - Clique em "Sim".
Etapa II - Clique sobre a lupa para pesquisar o Local de Destino da Cópia.
Etapa III - Clique sobre a opção Restaurar Cópia. O processo será iniciado e poderá levar alguns minutos.
 
ATENÇÃO: É altamente recomendado, antes de realizar uma restauração de cópias de segurança, consultar os atendentes do suporte Netspeed para avaliar se uma restauração é a melhor opção na circunstância em que se está vislumbrando utilizá-la; pois, após restaurá-la, todo o conteúdo daquele sistema será sobreposto pelo conteúdo do backup. Sendo assim, se não houver meios de “desfazer” o processo (com uma cópia de segurança atual), poderão ocorrer manipulações irreversíveis em sua base de dados.

Sobre a Cópia de Segurança Individual

 
  • As cópias de segurança individuais são para casos muito específicos, que não estão presentes em todos os sistemas e não têm como objetivo direto a proteção dos dados, pois se tratam de dados filtrados, e não de todo o conteúdo do sistema. Então, é imprescindível a comunicação com o nosso suporte (referente ao sistema em questão, no qual será gerada a cópia), para que seja orientada a forma correta de usá-la, além de verificar se esta opção atenderá o quesito em que se pretende utilizá-la