Para verificar se existe diferença entre a apuração da contribuição feita pelo sistema Folha de Pagamento e os valores que constam no eSocial, siga as Etapas abaixo.
Etapa I - Clique sobre a aba Enviar.
Etapa II - Insira o código da Empresa e tecle Enter.
Etapa III - Clique em Pesquisar Guias.
Obs.: Isso pode recorrer devido ao eSocial utilizar automaticamente o valor do FAP determinado pela previdência e, no cadastro da empresa, constar outro valor cadastrado.
Etapa I - Insira o Código da Empresa.
Etapa II - Clique sobre a aba R.A.I.S. / G.P.S.
Etapa III - Insira o Código F.A.P. correspondente.
Etapa IV - Grave.
Etapa V - Clique em Sim.
- Acesse o menu Integrações, opção eSocial, item Transmitir Eventos Periódicos.

- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar a Pesquisa.

- Na tela que será exibida, conforme a imagem abaixo, será possível verificar a diferença apurada entre o sistema Folha e o que foi enviado para o eSocial.

- Antes de realizar a correção, consulte os valores do FAP, clicando aqui.
- Para realizar este acesso, será necessário realizar o cadastro prévio de uma senha, no site da Receita Federal do Brasil. Veja as instruções, clicando aqui.
- Após obter o valor correto do FAP compatível com o da sua empresa, realize as Etapas abaixo.
- Acesse o menu Cadastros, opção Empresas, item Empresas - Dados Cadastrais.

- Será exibido o módulo que lhe permitirá realizar o Cadastro do FAP.


- Será exibida a mensagem de CONFIRMAÇÃO abaixo.

- Realize novamente as Etapas I, II e III, referentes à Pesquisa de Guias, e verifique se os valores bateram.