Erro 106 nos eventos S-1200, S-1210 e S-1299 (26-220)

20 de junho de 2025 • 3 min de leitura

Mensagem de erro

Erro 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF, Período de Apuração

Quando ocorre

Ao enviar o evento S-1299 da folha de pagamento, o eSocial pode oscilar, e tal instabilidade faz com que o evento fique gravado, porém sem retornar como concluído para o sistema. Na nova tentativa de envio, o eSocial identifica como evento já existente, acusando duplicidade para o sistema.

Como ajustar

  • Acesse no menu superior: Integração, eSocial, Envio de Eventos Periódicos.

Etapa I - Selecione o evento com erro e clique em Excluir/Reabrir. Importante! Se o sistema sugerir reabrir o evento, clique em NÃO.

  • Acesse o portal do eSocial, busque pelo mês que está sendo fechado no menu Folha de Pagamento, Gestão de Folha.

Etapa II - No campo Trabalhadores, selecione Remuneração Devida. Confira se o campo está indicando: Ver Remuneração. Essa informação mostra que, de fato, o evento foi registrado no portal, porém, não retornou para o sistema corretamente.

Etapa III - Clique na seta para abrir as opções e exclua o evento dentro do portal. Observação: a informação do campo deve mudar para Informar Remuneração.

Etapa IV - De volta no sistema Folha de Pagamento, exclua o envio do evento e faça novamente a geração e envio. Se houver pagamentos relacionados, eles também devem ser excluídos e reenviados.