Erro 106 nos eventos S-2200, S-2300, S-2306 e S-2230 (26-222)

23 de junho de 2025 • 5 min de leitura

Mensagem de erro

Erro 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo "Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF, Período de Apuração" no envio de eventos periódicos

Quando ocorre

Este erro ocorre ao reenviar um evento que já está validado no eSocial, gerando então duplicidade.

Como ajustar

  • Antes de realizar qualquer ajuste, é necessário confirmar se o evento consta validado no portal do eSocial. 
  • Quando o erro retornar de eventos não periódicos (S-2200, S-2300, S-2306 e S-2230), acesse o portal e busque pelo funcionário na guia Empregados, Gestão de Empregados.
  • Quando se tratar de Estagiário/Contribuintes, busque pelo funcionário na guia Trabalhador sem Vínculo, Gestão de Trabalhadores.

Etapa l - No cadastro desse funcionário no eSocial, confira se a data de admissão é a mesma que consta no sistema Folha de Pagamento.

Etapa ll - Sendo a mesma data, no eSocial, clique em Movimentações Trabalhistas e selecione o evento invalidado.

Etapa III - No rodapé da página, busque a identificação do evento e copie o número do recibo.

  • No sistema Folha de Pagamento, acesse no menu superior: Cadastros, Funcionários, Dados Cadastrais.

Etapa IV - Clique em Pesquisar Eventos e depois, na janela que se abrirá, clique em Inserir Evento Enviado.

Etapa V - Preencha com as informações devidas. No campo Recibo, cole o número do recibo copiado do portal do eSocial.

Etapa VI - Clique em Inserir Evento Enviado. Importante! Esta inserção deve ser feita apenas quando no eSocial já consta um evento com a matrícula idêntica a do sistema no cadastro de funcionário, campo Matrícula eSocial.

Não havendo cadastro do empregado, avalie a matrícula que consta para ele no sistema Folha, pois não podem constar dois funcionários para uma mesma empresa com a mesma matrícula, ainda que um desses cadastros seja de um funcionário já demitido.

Etapa VII - No cadastro do funcionário no sistema, altere a matrícula, exclua o evento invalidado, gere e envie novamente. Importante! A inserção de informações deve ser idênticas as do portal do eSocial.