Mensagem de erro
O trabalhador com CPF [000.000.000-00] e Matrícula [000-0000] consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração
Quando ocorre
O erro acontece no evento de fechamento (S-1299) quando o eSocial sinaliza que não recebeu a informação da remuneração de empregados (evento S-1200). Normalmente, ocorre em algumas situações (explicadas a seguir).
Como ajustar
Situação 1) Remuneração do funcionário
- Ocorre quando não foi enviada a Remuneração S-1200 do colaborador, porém a matriz já fez o envio do Fechamento (S-1299).
- Para corrigir, o primeiro passo é avaliar se todos os colaboradores (matriz e filiais) tiveram suas folhas calculadas e enviadas ao eSocial.
- Em seguida, no sistema Folha de Pagamento, acesse o menu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos Periódicos.

Etapa I - Selecione a empresa e clique em: Excluir/Reabrir.
Etapa II - Faça a reabertura da competência.
Etapa III - Realize o envio das remunerações (S-1200) faltantes.
Etapa IV - Faça o envio do fechamento (S-1299).
Situação 2) Demissão/Transferência
- Ocorre quando o empregado foi demitido ou transferido e o evento de desligamento (S-2299) não foi enviado ao eSocial.
- Para corrigir, no sistema Folha de Pagamento, acesse o menu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos Periódicos e faça a reabertura da competência.
- Depois, acesse novamente Integrações, eSocial e clique em Transmitir Eventos de Tabela/Não Periódicos.

Etapa I - Na aba Gerenciar, preencha o código da empresa.
Etapa II - Na aba Eventos Não Periódicos, localize e selecione o evento de rescisão S-2299 e clique em Enviar Eventos.
Etapa III - Validado o envio da rescisão, faça o envio do fechamento (S-1299).
Situação 3) Cadastro duplicado no eSocial
- Ocorre quando um colaborador for registrado pelo sistema e, no Portal, já existir o mesmo número de Matrícula eSocial. Dessa forma, existem dois cadastros ativos, porém com a mesma matrícula.
- Para corrigir, neste caso, será necessário excluir a matrícula mais recente do eSocial.
Etapa I - No eSocial, selecione a matrícula que deseja excluir, ao lado do evento S-2200 e clique em Excluir.
- Em seguida, no sistema Folha de Pagamento, faça novamente o envio do fechamento da competência acessando o menu Integrações, eSocial, Transmitir eventos periódicos.
Situação 4) Empregado cadastrado apenas no eSocial
- Ocorre quando a admissão foi realizada por outra contabilidade.
- Para corrigir, primeiro, verifique se esse empregado já foi demitido. Se sim, faça a rescisão dele diretamente no eSocial.
Caso o funcionário esteja ativo, faça o cadastro dele no Folha e, no campo Matrícula eSocial, preencha com a mesma matrícula que consta no eSocial. Para isso, acesse o menu Cadastros, Funcionários, Dados Cadastrais.

Etapa I - Copie a matrícula no eSocial e cole no campo Matrícula eSocial. Grave.
Etapa II - Ao gravar o cadastro, o sistema perguntará se o funcionário já está cadastrado no eSocial, clique em sim.
Etapa III - Realize o envio do evento S-2200, acessando o meu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos de Tabelas/Não Periódicos.
Situação 5) Afastamento ou suspensão
- Ocorre quando existe um afastamento, mas o evento S-2230 não foi enviado ou validado no eSocial.
- Para ajustar, no sistema Folha, acesse Lançamentos, Afastamentos/Licenças/Atestados, Afastamentos/Licenças, Funcionários e verifique se o colaborador está afastado.
Etapa I - Faça o envio do afastamento, acessando Integrações, eSocial, Transmitir Eventos de Tabelas/Não Periódicos.
Situação 6) Matrícula do eSocial diferente
- Geralmente ocorre quando há a troca de escritório de contabilidade e, no cadastro do empregado no sistema, não foi informada ou foi informada matrícula do eSocial diferente do portal do eSocial.
- Para ajustar, acesse o portal do eSocial, na opção Empregados, Gestão de empregados. Pesquise pelo CPF do colaborador e verifique qual o número da matrícula eSocial.
- No sistema Folha de Pagamento, abra o cadastro do empregado.

Etapa I - No campo Matrícula eSocial, informe a mesma matrícula que consta no portal, clique em gravar e salve como retificação.
- Acesse o menu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos Periódicos.

Etapa II - Faça a reabertura da competência e a exclusão da remuneração desse funcionário clicando em Excluir/Reabrir.
Etapa III - Faça novamente o envio da remuneração e o fechamento da folha.