Erro 162 no evento S-1299 (26-223)

24 de julho de 2025 • 13 min de leitura

Mensagem de erro

O trabalhador com CPF [000.000.000-00] e Matrícula [000-0000] consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração

Quando ocorre

O erro acontece no evento de fechamento (S-1299) quando o eSocial sinaliza que não recebeu a informação da remuneração de empregados (evento S-1200). Normalmente, ocorre em algumas situações (explicadas a seguir).

Como ajustar

Situação 1) Remuneração do funcionário

  • Ocorre quando não foi enviada a Remuneração S-1200 do colaborador, porém a matriz já fez o envio do Fechamento (S-1299).

  • Para corrigir, o primeiro passo é avaliar se todos os colaboradores (matriz e filiais) tiveram suas folhas calculadas e enviadas ao eSocial.
  • Em seguida, no sistema Folha de Pagamento, acesse o menu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos Periódicos.

Etapa I - Selecione a empresa e clique em: Excluir/Reabrir.

Etapa II - Faça a reabertura da competência.

Etapa III - Realize o envio das remunerações (S-1200) faltantes.

Etapa IV - Faça o envio do fechamento (S-1299).

Situação 2) Demissão/Transferência

  • Ocorre quando o empregado foi demitido ou transferido e o evento de desligamento (S-2299) não foi enviado ao eSocial.

  • Para corrigir, no sistema Folha de Pagamento, acesse o menu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos Periódicos e faça a reabertura da competência.
  • Depois, acesse novamente Integrações, eSocial e clique em Transmitir Eventos de Tabela/Não Periódicos.

Etapa I - Na aba Gerenciar, preencha o código da empresa.

Etapa II - Na aba Eventos Não Periódicos, localize e selecione o evento de rescisão S-2299 e clique em Enviar Eventos.

Etapa III - Validado o envio da rescisão, faça o envio do fechamento (S-1299).

Situação 3) Cadastro duplicado no eSocial

  • Ocorre quando um colaborador for registrado pelo sistema e, no Portal, já existir o mesmo número de Matrícula eSocial. Dessa forma, existem dois cadastros ativos, porém com a mesma matrícula.

  • Para corrigir, neste caso, será necessário excluir a matrícula mais recente do eSocial. 
Importante! Antes de excluir, avalie as movimentações trabalhistas da matrícula recente para repassar para a mais antiga. Para isso: acesse o portal do eSocial, na aba Empregados, Gestão de empregados, pesquise com o CPF do trabalhador. Confira também qual o número da matrícula informado no sistema Folha, para que esteja informada a mesma matrícula do eSocial.

Etapa I - No eSocial, selecione a matrícula que deseja excluir, ao lado do evento S-2200 e clique em Excluir.

  • Em seguida, no sistema Folha de Pagamento, faça novamente o envio do fechamento da competência acessando o menu Integrações, eSocial, Transmitir eventos periódicos.
Etapa II - Reenvie o evento S-1299.

Situação 4) Empregado cadastrado apenas no eSocial

  • Ocorre quando a admissão foi realizada por outra contabilidade.

  • Para corrigir, primeiro, verifique se esse empregado já foi demitido. Se sim, faça a rescisão dele diretamente no eSocial.
  • Caso o funcionário esteja ativo, faça o cadastro dele no Folha e, no campo Matrícula eSocial, preencha com a mesma matrícula que consta no eSocial. Para isso, acesse o menu Cadastros, Funcionários, Dados Cadastrais.

Etapa I - Copie a matrícula no eSocial e cole no campo Matrícula eSocial. Grave.

Etapa II - Ao gravar o cadastro, o sistema perguntará se o funcionário já está cadastrado no eSocial, clique em sim.

Etapa III - Realize o envio do evento S-2200, acessando o meu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos de Tabelas/Não Periódicos.

Situação 5) Afastamento ou suspensão

  • Ocorre quando existe um afastamento, mas o evento S-2230 não foi enviado ou validado no eSocial.

  • Para ajustar, no sistema Folha, acesse Lançamentos, Afastamentos/Licenças/Atestados, Afastamentos/Licenças, Funcionários e verifique se o colaborador está afastado.

Etapa I - Faça o envio do afastamento, acessando Integrações, eSocial, Transmitir Eventos de Tabelas/Não Periódicos.

Situação 6) Matrícula do eSocial diferente

  • Geralmente ocorre quando há a troca de escritório de contabilidade e, no cadastro do empregado no sistema, não foi informada ou foi informada matrícula do eSocial diferente do portal do eSocial. 

  • Para ajustar, acesse o portal do eSocial, na opção Empregados, Gestão de empregados. Pesquise pelo CPF do colaborador e verifique qual o número da matrícula eSocial.
  • No sistema Folha de Pagamento, abra o cadastro do empregado.

Etapa I - No campo Matrícula eSocial, informe a mesma matrícula que consta no portal, clique em gravar e salve como retificação.

  • Acesse o menu Integrações, eSocial, Transmitir Eventos Periódicos

Etapa II - Faça a reabertura da competência e a exclusão da remuneração desse funcionário clicando em Excluir/Reabrir.

Etapa III - Faça novamente o envio da remuneração e o fechamento da folha.