Verificar a Versão ECF
- Acesse o Sistema da Escrituração Contábil Fiscal PGE ( Programa Gerador Escrituração).
- Após abrir o programa do ECF, verifique se o mesmo está atualizado para que não tenha problemas ao validar o arquivo.
- Acesse menu Ajuda, opção Sobre, ao realizar este procedimento sera apresentado um quadro contendo as informações da versão deste PGE ( Programa Gerador Escrituração).
"Atenção: este Sistema da Receita Federal deve estar sempre Atualizado, para que não tenha problemas na validação do arquivo".
Importar o Arquivo para ECF
- Acesse “Arquivo, opção Importar”.
- Após essa ação, será apresentado o módulo que permitirá a você selecionar o arquivo ECF.
Etapa I – Clique na aba Consulte.
Etapa II – Selecione o arquivo gerado pelo Sistema Netspeed.
Etapa III – Clique em Abrir.
Etapa IV – Clique em OK.
Etapa V – Clique em OK

Etapa VI - Se você gerou o arquivo ECD, clique em Recuperar ECD.
Etapa VII - Localize o arquivo assinado e valiado.
Etapa VIII - após selecionar clique em ok.
Observação : algumas empresas se faz necessário a recuperação da ECF anterior, se sua empresa for obrigada basta realizar este procedimento.
Etapa IX - Clique em Recuperar ECF Anterior.
Etapa X - Localize o arquivo da ECF Anterior assinado e validado.
Etapa XI - clique em Recuperar.
Etapa XII - Clique no botão ECF, para validar as Informações inseridas.

Etapa XIII - Clique em Gerar Arquivo para Entrega.

Etapa XIV - Selecione o Diretório.
Etapa XV - Clique em Gravar.
Etapa XVI - Após realizar o procedimento ira aparecer a mensagem de arquivo gerado com sucesso, clique em OK.
Etapa XVII - Clique no ECF Assinar.
Etapa XVIII - Selecione os Assinantes.
Etapa XIX - Clique em OK.
Etapa XX - Após selecionar o Certificado Digital, clique em OK.
"Atenção, antes de transmitir analise e verifique todas as informações que foram inseridas no PGE ( Programa Gerador Escrituração) da ECF".
Acesse menu
Escrituração, opção
Visualizar Dados da ECF.
- Após esta ação será possível visualizar todas as informações que estão na ECF.
Prezado cliente faça a devida analise de todos os Blocos.
Se houver a necessidade de alterar alguma informação, realize este procedimento:
Acesse menu
Escrituração, opção
Editar Escrituração.
- Após realizar os procedimentos e verificar que as informações estão todas corretas faça a transmissão.
Etapa XXI - Clique para Transmitir a Escrituração.