Informação importante:
A utilização de certificados dentro do ambiente fornecido pelo serviço NetCloud é feita de forma independente dos certificados existentes na máquina do usuário. Isso quer dizer que, se o certificado foi instalado em algum momento no NetCloud, ele estará disponível para qualquer usuário em qualquer computador que venha a utilizar o serviço, por isso não é necessário repetir o processo de instalação em cada novo computador que acesse o sistema.
Devido a essa dinâmica e também por questões técnicas ligadas aos certificados A3 (cartão e leitora), estes não são compatíveis com o ambiente em nuvem, sendo assim, apenas certificados do padrão A1 (digital) podem ser utilizados dentro dos sistemas com o serviço NetCloud.
Etapa I - Clique no ícone de engrenagem (Configurações).
Etapa II - Clique na opção Certificado Digital.
Etapa III - Clique na lupa para buscar e selecionar o arquivo de instalação do certificado.
Obs.: A extensão deste arquivo precisa ser .PFX. (Caso o certificado esteja com uma extensão diferente, por exemplo .CER, este certificado provavelmente foi exportado, e certificados exportados não funcionam no NetCloud, pois não contêm as informações de criptografia, cadeias certificadoras, certificados de autoridade raiz e chaves privadas).
Etapa IV - Insira neste campo a Senha do certificado e tecle ENTER (no teclado) para validar o arquivo.
Obs.: A área Dados do Certificado Digital exibe automaticamente os detalhes do arquivo, assim que a senha for inserida e validada.
Etapa V - Clique aqui caso seja necessário visualizar e pesquisar os certificados que já foram instalados, assim como suas respectivas validades.
Etapa VI - Clique em Gravar.
Como instalar o Certificado A1 no NetCloud
- Para instalar o certificado digital padrão A1 no serviço NetCloud, siga as etapas abaixo:

- Será exibida a tela para Configuração de Certificado Digital.

- Será exibida a mensagem: Certificado Digital Instalado com Sucesso. Assim, o certificado está pronto para ser selecionado dentro dos Sistemas Netspeed e ser utilizado para as rotinas que necessitem dele. Não é necessário instalar o certificado novamente para os demais usuários.