Primeiros Passos (8800002)

25 de março de 2021 • 32 min de leitura
Atenção: o objetivo deste material é indicar os principais passos a serem dados dentro dos seguintes sistemas da Netspeed Tecnologia em Sistemas: Contabilidade, Escrita Fiscal e Folha de Pagamento. É importante que você confira estes passos, antes de acessar nossos treinamentos e contatar nosso suporte.
Este conteúdo, que é complementar, foi dividido por sistema. Confira!

Escrita fiscal | 3 passos básicos iniciais

Contabilidade | 5 passos básicos iniciais

Folha de pagamento | 6 passos básicos iniciais

Infraestrutura | 3 passos básicos iniciais

NetCloud | 2 passos básicos iniciais

Escrita fiscal | 3 passos básicos iniciais


1º passo:

É fundamental que o cadastro da empresa seja realizado com muito cuidado e atenção, pois todos os campos devem ser preenchidos conforme o regime tributário e o ramo de atividade correspondentes.
  • Aprenda como realizar este processo, clicando aqui.
  • Importante: as empresas optantes pelo Simples Nacional devem tomar alguns cuidados para que o cálculo seja realizado de forma automatizada e com sucesso. Para isso, assista o processo, clicando aqui.
Observação: muitas situações e transtornos podem ser evitados quando se tem os cadastros preenchidos. Por exemplo, ao validar um Sped Fiscal e obter um erro de falta dos dados do “Sócio ou Responsável” ou “Contador”. Evite essa situação, realizando os seguintes cadastros:

2º passo:

Após realizar a parametrização dos cadastros, podemos avançar para os lançamentos. Separamos quatro processos para facilitar o seu dia a dia:
  • Importação | Nota Fiscal Eletrônica. Clique aqui e confira;
  • Importação | Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Clique aqui e confira;
  • Importação | Arquivo - Sped Fiscal. Clique aqui e confira;
  • Importação | Informações do bloco P para Sped Contribuições. Clique aqui e confira.

3º passo:

Antes de realizar as apurações e gerar os arquivos das declarações, é primordial realizar a auditoria dos lançamentos. Otimize seu tempo, clicando aqui.

Contabilidade | 5 passos básicos iniciais


1º passo:

Antes de qualquer processo, realize o Cadastro da Empresa, com muito cuidado e atenção, de modo que todos os campos sejam preenchidos conforme o regime tributário e o ramo de atividade. Clique aqui.
Observação: Se você já tiver realizado o cadastro em algum de nossos sistemas e selecionado a opção compartilhar para outros sistemas Netspeed, este passo é dispensável.

2º passo:

Para realizar os processos contábeis, é fundamental possuir um plano de contas consistente e bem configurado. Por isso, separamos 3 processos importantes:
  • Como elaborar e configurar um plano de contas. Clique aqui e confira;
  • Como fazer a partir do modelo da Netspeed. Clique aqui e confira;
  • Referenciar plano de contas para ECF. Clique aqui e confira.

3º passo:

Para agilizar sua conciliação e auxiliar a importação dos extratos bancários, confira como importar um arquivo OFX, clicando aqui.

4º passo:

Separamos três processos essenciais, para que você realize corretamente as integrações dos seguintes sistemas:

5º passo:

Antes de gerar seus relatórios, como balancetes, DRE e arquivos das ECD/ECF, faça a auditoria dos lançamentos e saldo. Clique aqui e confira!

Folha de pagamento | 6 passos básicos iniciais


1º passo:

É importante manter seu “Cadastro de Empresas” completo, conforme as regras pertinentes ao seu ramo de atividade e regime tributário. Entretanto, para que seus processos, dentro do Folha de Pagamento, ocorram de forma correta, é indispensável o preenchimento das seguintes abas:
  • Aba RAIS/GPS: define como será a forma de tributação para cada caso;
  • Aba eSocial: define a qual grupo a empresa pertence, e determina alguns parâmetros que serão utilizados no momento do envio dos eventos;
  • Aba Integração: define o responsável pela transmissão dos arquivos, vinculando as informações do certificado digital que será usado.
Observação:
Caso queira importar os dados cadastrais de outro sistema, desenvolvemos um material para te ajudar! Clique aqui.

2º passo:

Antes de cadastrar seus funcionários e realizar os cálculos, é essencial realizar os seguintes processos:
  • Cadastro de funções/cargos - essa informação será vinculada ao registro do funcionário e é fundamental para o envio dos dados ao eSocial e a emissão de termos e contratos. Clique aqui e confira este processo;
  • Cadastro de Sindicato - é necessário para que sejam definidas algumas formas de cálculos, determinadas pelas convenções, como prêmios, descontos de contribuições, forma de cálculo de médias para rescisão e férias. Essas informações serão enviadas para o eSocial, e a RAIS pelo cadastro do funcionário. Clique aqui e confira este processo;
  • Cadastros de obra/tomador - é importante que exista o cadastro da Obra/Tomador vinculado ao registro do trabalhador, para que o cálculo e as informações pertinentes fiquem de acordo com o que determina a legislação. Clique aqui e confira esse processo;
  • Cadastro de Jornadas - as informações cadastradas neste módulo serão vinculadas ao registro do funcionário e irão constar nos termos, contratos e eventos do eSocial. Clique aqui e confira este processo.

3º passo:

Agora sim, vamos para o “Cadastro de funcionários”, no qual devem ser preenchidas todas as informações pertinentes ao trabalhador. Para realizar o cálculo da folha, é necessário que tenham sido preenchidos o tipo de categoria e vínculo, a data de registro, o tipo de contrato de trabalho e o salário.
Observação: existe a possibilidade de importar essas informações de outros sistemas. Confira como realizar este processo, clicando aqui.
Caso o funcionário possua dependentes, é de extrema importância realizar o cadastro de cada um deles, para que os cálculos do Imposto de Renda sejam realizados com sucesso. Clique aqui e veja como este processo deve ser realizado.

4º passo:

O Cadastro de sócios e responsáveis deve ser preenchido e vinculado ao registro da empresa, pois este vínculo será essencial na entrega das obrigações acessórias. Caso o sócio faça a retirada de pró-labore, o campo DADOS P/ CÁLCULO deverá ser preenchido com as informações de retirada. Clique aqui e veja como realizar este cadastro com mais detalhes.

5º passo:

Antes de realizar os cálculos desejados, há dois processos necessários:
  • Cadastro de Eventos - em nosso sistema existe uma base de eventos que são utilizados automaticamente nos cálculos. Entretanto, existe a possibilidade de cadastrar eventos específicos.
    Por exemplo, ao cadastrar um novo evento com a nomenclatura “Desconto de Plano de Saúde”, é necessário que seja marcado corretamente se o evento terá incidência de INSS, IRRF, FGTS, etc.
    Além disso, é extremamente importante realizar o preenchimento da aba “DADOS P/ ESOCIAL”, dos eventos cadastrados. Clique aqui para conferir como realizar este processo;
  • Verificação dos Parâmetros – antes de realizar qualquer procedimento, verifique os dados do módulo “Parâmetros”, do menu “Utilitários”. Na aba “Cálculo”, é possível informar os dias de cada mês, influenciando diretamente no cálculo mensal, férias e rescisão. Os dados da aba “Dados Cadastrais” serão usados na transmissão das obrigações acessórias, tais como SEFIP/GFIP e eSocial.

6º passo:

Após realizar todos os cadastros e verificações, basta selecionar o botão “Folha”, presente na home do sistema, e selecionar qual tipo de cálculo deseja. Para facilitar seu dia a dia, separamos materiais de apoio para otimizar seu tempo:

Infraestrutura | 3 passos básicos iniciais


Existem alguns passos fundamentais para a utilização de nossos sistemas. Sendo assim, separamos 3 deles, que irão facilitar seu dia a dia. Basta clicar sobre eles para conferir!
1º passo:

2º passo:

3º passo:
 

NetCloud | 2 passos básicos iniciais


Os clientes Netcloud devem seguir 2 passos essenciais para acessar o serviço e realizar os processos com maestria. Para conferi-los, clique sobre cada um deles!
1º passo:

 2º passo: