Registro 0000 - Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário ou da Sociedade Empresária
Erro SPED Contábil - Campo obrigatório não preenchido
Este erro ocorre quando não foi informado o CNPJ no cadastro da empresa. Neste caso, a importação do arquivo ECD para dentro do PGE é impedida.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Empresas.
2 - Selecione a empresa e verifique o preenchimento do campo CNPJ.
3 - Faça o ajuste e grave o cadastro da empresa.
4 - Gere uma nova ECD dentro do sistema.
5 - Refaça a importação da ECD no PGE.
Erro SPED Contábil - O campo não pode conter nenhum caractere especial e nem máscara de edição
Este problema acontece quando tem algum caractere especial informado na inscrição estadual.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Empresas.
2 - Selecione esta empresa e verifique o preenchimento do campo Inscrição Estadual, este campo deve ser preenchido somente com letras e/ou números.
3 - Faça o ajuste e grave o cadastro da empresa.
4 - Gere uma nova ECD dentro do sistema.
5 - Refaça a importação da ECD no PGE.
Erro SPED Contábil - O tamanho do campo está incorreto
Este erro é apresentado quando a Hash da ECD a ser substituída está com quantidade de dígitos diferente do exigido.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - No sistema Contabilidade Netspeed, no momento de gerar a ECD, quando a finalidade estiver como Substituta, o campo Hash deve ser preenchido com 40 dígitos (letras e números).
2 - Faça o ajuste e gere uma nova ECD dentro do sistema.
3 - Refaça a importação da ECD no PGE.
Bloco - C: Informações recuperadas da escrituração contábil anterior
Advertência SPED Contábil - Não houve recuperação da ECD anterior. Verifique se a situação está correta
O PGE da ECD verifica se o registro C (dados da ECD anterior) foi preenchido, ou seja, quando não preenchido apresenta esta advertência.
Para ajustar, siga a etapa abaixo:
1 - Dentro do programa da ECD, na aba Passo a Passo, clique na opção Escrituração e, posteriormente, em Recuperar a ECD Anterior.
I030 - Termo de abertura do livro
Erro SPED Contábil - NIRE não pertence à UF informada no Registro 0000/NIRE inválido
Este erro é apresentado quando, ao gerar a ECD, o campo Existência NIRE é preenchido com a opção número 1, mas o NIRE está incorreto ou não foi informado no cadastro da empresa. O campo NIRE é obrigatório quando a escrituração possui registro na Junta Comercial. Caso contrário, o campo não deve ser preenchido.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - No sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Empresas.
2 - Selecione esta empresa e verifique o campo Nº Registro.
3 - Faça o ajuste e grave o cadastro da empresa.
4 - Gere uma nova ECD dentro do sistema.
I050 - Plano de contas
Erro SPED Contábil - Campo obrigatório não preenchido
Esta mensagem é apresentada quando o código da natureza não for informado no cadastro da conta bancária.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de contas, opção Plano de Contas/Estrutura Contas.
2 - Verifique se todos os grupos do seu plano de contas foram listados nesta estrutura.
3 - Faça o ajuste e grave.
Erro SPED Contábil - Registro duplicado em relação a chave COD_CTA
Esta mensagem é apresentada quando no plano de contas houver mais de uma conta usando o mesmo código reduzido.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
2 - Ordene por Reduzido e verifique qual dos dois é o correto.
3 - Exclua o incorreto.
Erro SPED Contábil - Campo obrigatório não preenchido (campo COD_CTA_SUP)
Esta situação ocorre quando a conta de nível superior a esta conta não for apontada.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
2 - Localize a conta que apresenta o erro e verifique se ela tem conta sintética de nível imediatamente superior, caso não tenha crie esta conta.
3 - Clique em Gravar, gere uma nova ECD e valide.
Erro SPED Contábil - O registro I051 é obrigatório quando existe código do plano de contas referencial informado no registro 0000 (COD_PLAN_REF)
Esta mensagem é apresentada quando não é informado o referencial de uma conta analítica que tem movimento e/ou saldo.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - O programa da ECD demonstra qual a conta que não foi referenciada.
2 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
3 - Selecione esta conta.
4 - Use a lupa para preencher o campo CTA Referencial ECF.
5 - Grave e gere uma nova ECD.
I051 - Plano de contas referencial
Erro SPED Contábil - A natureza da conta referencial X informada no registro I051 é diferente da natureza Y da conta pai X para a qual foi mapeada
Esta mensagem será apresentada quando alguma conta estiver com o referencial com uma natureza diferente. Por exemplo: Tenho uma conta do ativo que usei um referencial de receita.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - O programa da ECD demonstra qual conta foi referenciada erroneamente.
2 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
3 - Selecione a conta e clique na lupa para alterar o campo CTA Referencial ECF.
4 - Grave e tente gerar o arquivo novamente.
I150 - Saldos periódicos - identificação do período
Erro SPED Contábil - Soma dos saldos finais credores é diferente da soma dos saldos finais devedores no período informado nos registros de saldos periódicos
Esta mensagem será apresentada quando em algum mês/trimestre/ano haja uma diferença apurada. Clicando no link do erro, é apresentado o mês que está a diferença.
Para ajustar, siga uma das soluções abaixo:
Solução I
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, menu Lançamentos, item Lançamentos Mês Base.
2 - Selecione a empresa e o mês com diferenças, confira os lançamentos deste mês em questão.
3 - Faça o ajuste do lançamento com erro e grave.
Solução II
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, menu Cálculos, item Auditoria de Lançamentos.
2 - Realize a auditoria do ano todo e verifique se algum resultado da auditoria vai demonstrar a diferença apurada.
I155 - Detalhe dos saldos periódicos
Erro SPED Contábil - Registro obrigatório não encontrado
Esta mensagem aparece sempre que o registro I155 não estiver preenchido, seja por falta de movimento em meses específicos, por falta dos saldos iniciais ou, até mesmo, por ter gerado o arquivo com a data incorreta. O registro I155 é onde o saldo das contas por mês/trimestre é demonstrado, este registro é obrigatório.
Para ajustar, siga uma das soluções abaixo:
Solução I
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Lançamentos, item Saldos de Abertura.
2 - Verifique se os saldos iniciais aparecem nesta tela, caso não apareçam preencha-os.
3 - Informe a conta, o saldo inicial dela e a natureza do saldo.
4 - Clique em Gravar.
Solução II
1 - Verifique se esta empresa tem movimento contábil e se ela realmente está obrigada a entregar a ECD.
Solução III
1 – No momento de gerar a ECD, verifique se a Data Início e a Data Fim estão preenchidas de forma correta.
Erro SPED Contábil - Conta informada deve existir no plano de contas e ser analítica
Este erro é apresentado quando uma conta tem lançamentos e/ou saldos nela, porém foi excluída do plano de contas ou quando foram feitos lançamentos em uma conta sintética. A mensagem da ECD demonstra qual conta está com saldo, e não existe no plano de contas.
Para ajustar, siga uma das soluções abaixo:
Solução I
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
2 - Verifique se a conta existe no plano, caso não exista, refaça o cadastro dela usando o mesmo reduzido e classificador.
Solução II
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
2 - Verifique se a conta é analítica ou sintética.
3 - Se a conta estiver como sintética, reveja os lançamentos contábeis ou altere a conta para analítica.
Erro SPED Contábil - Conta/Centro de custo X existe no primeiro mês da escrituração atual (no registro I155 ou I157) com saldo inicial X que é diferente do saldo recuperado da escrituração anterior Y
Esta mensagem aparece após a recuperação da ECD anterior. Por exemplo: Com esta informação, o programa da ECD compara os saldos finais da ECD 2019 com os saldos iniciais da ECD de 2020, o esperado é que eles sejam os mesmos, quando isso não acontece, a mensagem erro é apresentada.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Lançamentos, item Saldo de Abertura.
2 - Verifique se os saldos estão corretos, caso não estejam, faça o ajuste.
3 - Clique em Gravar.
I157 - Transferência de saldo de plano de contas anterior
Erro SPED Contábil - Conta/Centro custo existe no registro I157 e não existe no registro C155
Esta mensagem aparece quando a conta informada no registro I157 não existe na ECD anterior. Em algumas situações, é preciso preencher o registro I157. Por exemplo: quando a empresa vem de outro escritório e lá era usado um plano diferente do utilizado hoje, o registro I157 é justamente para “amarrar” os saldos do plano anterior no plano atual.
Para ajustar, siga a etapa abaixo:
1 - Acesse o registro I157 e informe a conta correta, ou seja, uma conta que exista no plano de contas anterior.
I355 - Detalhes dos saldos das contas de resultado antes do encerramento
Erro SPED Contábil - As contas de resultado, nos meses em que houver encerramento, devem ter saldo zero
Esta mensagem é apresentada quando alguma conta de resultado tiver saldo final diferente de zero.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cálculos, item Encerramento do Exercício.
2 - Verifique se foi feito o encerramento do período todo compreendido pela ECD. Em caso de dúvidas, refaça o encerramento do exercício.
3 - Gere uma nova ECD.
J005 - Demonstrações contábeis
Erro SPED Contábil - Deve existir pelo menos um registro J100 (balanço) e um J150 (DRE) para cada registro J005 (demonstração contábil) informado
O validador da ECD exige que tenha um balanço e uma DRE em cada declaração, caso não tenha estas informações, o erro será apresentado. Outra situação comum é a falta de configuração da DRE. No sistema Contabilidade Netspeed, ela é gerada com base em algumas configurações, ou seja, caso a DRE não tenha sido configurada, ela ficará em branco e apresentará erro na ECD.
Para ajustar, siga uma das soluções abaixo:
Solução I
1 - Verifique se esta empresa realmente deve entregar a ECD, pois este erro é muito comum de ser apresentado quando a empresa não tem movimento contábil.
Solução II
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Estrutura.
2 - Configure a DRE.
Erro SPED Contábil - A data deve ser menor ou igual à data final da escrituração
Este erro é comum nos casos de empresas baixadas no meio do período, mas o encerramento foi feito do período cheio.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Empresas.
2 - Verifique se o campo Encerramento está preenchido corretamente.
3 - Confira se os lançamentos de encerramento do período estão com a mesma data de encerramento da empresa. Caso estejam diferentes, refaça o encerramento.
4 - Confira se no momento de gerar a ECD foi informada corretamente a Data Final.
5 - Faça os ajustes necessários e gere uma nova ECD.
J100 - Balanço patrimonial
Erro SPED Contábil - O saldo final (J100.VL_CTA_FIN) do código de aglutinação totalizador (J100.IND_COD_AGL = ''T'') está diferente do somatório do saldo final (J100_VL_CTA_FIN) de todos os registros que possuem J100.COD_AGL_SUP igual a J100.COD-AGL do registro sendo validado (ou seja, de todos os registros de nível imediatamente inferior)
Esta mensagem aparece quando a totalização no balanço estiver incorreta.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
2 - O validador da ECD demonstra a conta que apresentou inconsistência de saldos, então verifique se esta conta está classificada como Analítica ou Sintética corretamente.
3 - Confira as contas de nível superior a conta verificada na etapa anterior.
4 - Faça os ajustes necessários.
5 - Acesse o menu Cálculos, item Reconstituição de Saldos e gere uma nova ECD.
J150 - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Erro SPED Contábil - O valor do saldo inicial (VL_CTA_INI) do código de aglutinação informado na DRE é diferente do saldo final do código (VL_CTA_FIN) informado na DRE do período imediatamente anterior
Esta mensagem será apresentada quando o saldo inicial da DRE estiver diferente do saldo final da DRE na ECD recuperada (período anterior).
Causas para o saldo divergir:
I - Modificação da estrutura da DRE
II - Alteração de lançamentos da ECD já entregue
III - ECD anterior ter sido entregue por outro escritório ou outro sistema
Para ajustar, siga uma das soluções abaixo:
Solução I
Esta situação acontece quando houve modificação da estrutura da DRE, para voltar à estrutura igual à do ano anterior ou, caso a estrutura do ano anterior esteja incorreta, é preciso verificar a possibilidade de substituir (retificar) a ECD anterior.
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Estutura de Relatórios, opção DRE.
2 - Modifique a estrutura da DRE.
Solução II
Esta situação ocorre quando, após a entrega da ECD, houve mudanças de lançamentos/saldos das contas contábeis.
1 - Verifique a possibilidade de retificação da ECD anterior ou volte os lançamentos como estavam antes.
Solução III
Quando a ECD anterior é entregue por outro contador ou por outro escritório, é natural não ter os saldos finais. Neste caso, o ajuste precisa ser feito direto no validador da ECD, inserindo os saldos de forma manual.
J210 - DLPA - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados/DMPL - Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido
Erro SPED Contábil - O código de aglutinação de uma linha detalhe da demonstração contábil deve ser informado em pelo menos um registro I052
Toda DLPA ou DMPL precisa que contas sejam vinculadas a elas. Diante disso, o validador exige que esta conta exista no registro I052, este registro é gerado somente com as contas Analíticas que tiveram movimento, ou seja, a conta tem que existir e ter movimento nela.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Plano de Contas, opção Contas do Plano de Contas.
2 - Caso a opção seja entregar a DLPA, realize o ajuste acessando a aba Demonstrações Contábeis.
3 - Preencha o campo Lucros Acumulados com uma conta que teve movimento e será “explicada” na DLPA dentro da ECD.
4 - Caso a opção seja entregar a DMPL, no sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, item Configuração DMPL, opção Colunas.
5 - Verifique em todas as colunas que têm movimento se uma conta foi vinculada e se esta conta tem movimento/saldo.
Erro SPED Contábil - O saldo final do código de aglutinação (J210.VL_CTA_FIN) é diferente do saldo final calculado com base nos registros de saldos periódicos (I155) na mesma data
A DLPA precisa ter uma conta com movimento e/ou saldo informadas. A ECD faz duas validações confrontando a DLPA e a conta vinculada (saldo inicial e saldo final), ou seja, o saldo inicial da DLPA tem quer ser igual ao da conta vinculada, o mesmo acontece com o saldo final.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Lançamentos, item Lucro ou Prejuízos Acumulador (DLPA).
2 - Esta tela demonstra a conta que foi vinculada, o saldo inicial e o saldo final da conta.
3 - Insira o mesmo saldo inicial na DLPA, e o movimento da DLPA deve resultar no saldo final da conta.
Erro SPED Contábil - A soma dos fatos contábeis (somatório do campo X dos registros J215 filhos) deve ser igual ao valor total do código de aglutinação (campo X do registro J210) mais saldo inicial do código de aglutinação (campo X do registro J210)
A DMPL precisa ter contas com movimento e/ou saldo informadas em cada coluna da DMPL. A ECD faz duas validações confrontando a DMPL e a conta vinculada (saldo inicial e saldo final), ou seja, o saldo inicial da coluna da DMPL tem quer ser igual ao da conta vinculada, o mesmo acontece com o saldo final.
Para ajustar, siga as etapas abaixo:
1 - Abra o sistema Contabilidade Netspeed, acesse o menu Cadastros, opção Configuração DMPL, item Configuração para Integração.
2 - Verifique e anote cada conta que foi vinculada em cada coluna, emita um livro razão destas contas e anote o saldo inicial e o final de cada uma delas.
3 - Com estas informações, acesse novamente o menu Lançamentos, item DMPL.
4 - Verifique se o saldo inicial e o final de cada coluna está de acordo com a conta informada.